As chuvas registradas no fim de abril em praticamente todas as regiões produtoras de café arábica contribuíram positivamente para o desenvolvimento dos grãos da safra 2025/26, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A umidade e as temperaturas amenas também são consideradas essenciais para o início do ciclo da safra 2026/27, especialmente para lavouras de sequeiro.
De acordo com o Cepea, ainda é cedo para estimativas sobre a produção da safra futura, mas as condições climáticas atuais são favoráveis ao bom desempenho das plantações, que devem registrar floradas a partir de setembro de 2025.
No campo, agentes ouvidos pelo Cepea informaram que alguns produtores já iniciaram a catação em áreas mais precoces, como na região de Franca (SP). Apesar disso, a colheita ainda não começou na maioria das regiões produtoras e a maturação dos grãos segue irregular.
Há, porém, uma preocupação com a qualidade da bebida e da colheita de 2025/26, já que os grãos foram afetados por condições climáticas adversas durante o ciclo de desenvolvimento da safra.