Uma pesquisa recente revelou que 52% dos brasileiros pretendem comprar ovos de Páscoa neste ano, com um gasto médio estimado em R$ 59,00. Cada consumidor planeja adquirir, em média, três produtos. O estudo, que analisou a "paixão do brasileiro pelo chocolate", foi realizado pela Nexus e divulgado em São Paulo.
Curiosamente, 43% dos entrevistados afirmaram que nunca compraram ovos de Páscoa. Por outro lado, 37% garantiram que sempre adquiriram o produto, enquanto 19% afirmaram comprá-los ocasionalmente.
O preço elevado foi o principal motivo para 36% dos consumidores não comprarem ovos ou outros chocolates. Essa preocupação foi mais relevante entre os jovens, com 43% de insatisfeitos na faixa etária de 18 a 24 anos.
A pesquisa também destacou que o hábito de comprar ovos de chocolate é mais comum entre habitantes da região Sudeste (40%), especialmente aqueles com idades entre 35 e 40 anos (44%), com renda familiar superior a cinco salários mínimos (49%) e filhos menores de 18 anos (50%).
O levantamento ainda mostrou que 18% dos que querem comprar ovos de Páscoa já foram ao comércio. Outros 34% planejam ir às compras até o domingo de Páscoa (20 de abril).
Surpreendentemente, 21% dos entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo já adquiriram seus produtos. No entanto, 45% das pessoas com maior renda (acima de cinco salários mínimos) ainda não compraram ovos ou chocolates para a data.
A pesquisa indica também que 45% dos que desistiram de comprar ovos este ano, quase metade, 21%, pretende adquirir outros tipos de chocolate, enquanto 27% não planejam fazer qualquer compra desse tipo.
O estudo foi realizado com duas mil pessoas em todo o Brasil, com idades a partir de 18 anos, entre 27 e 31 de março de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.