MG - SP
08h48 05 Fevereiro 2026

Ponte sobre o Rio Grande na divisa entre Minas Gerais e São Paulo é interditada após identificação de trincas na estrutura

Por Priscila Pedroso - TV KZ
Foram realizadas vistorias no local.

A ponte sobre o Rio Grande localizada na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, no Triângulo Mineiro, entre a MG-427 e a SP-413, entre Conceição das Alagoas/MG e Miguelópolis/SP, está totalmente interditada desde quarta-feira (4), após a identificação de trincas em um dos pilares da estrutura. A medida foi adotada de forma preventiva, com base em avaliação técnica realizada por órgãos estaduais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) informou que a operação de vistoria teve início na terça-feira (3).

Imagens mostrando possíveis danos estruturais passaram a circular em aplicativos de mensagens. O conteúdo mobilizou equipes técnicas para verificar a situação da ponte.

A vistoria técnica

A primeira inspeção contou com a atuação integrada de equipes do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), da Defesa Civil e do CBMMG, com avaliação visual da estrutura e registros por imagem, inclusive com apoio de drone. O objetivo foi subsidiar a análise técnica e orientar medidas imediatas de controle de risco.

Inicialmente, por precaução, o tráfego no local havia sido parcialmente restringido, com limitação temporária para veículos de até quatro toneladas, enquanto aguardava-se uma avaliação técnica mais aprofundada.

A interdição preventiva

Na atualização divulgada nessa quarta-feira (4), pelo Corpo de Bombeiros de MG, após uma análise mais detalhada realizada por equipes especializadas, foi deliberada a interdição total da ponte. Segundo os órgãos envolvidos, a decisão segue o princípio da precaução, visando a proteção da vida e a mitigação de riscos aos usuários.

A interdição permanecerá válida até a conclusão dos pareceres técnicos e a liberação formal por parte do órgão gestor da via, que também será responsável por definir eventuais intervenções estruturais.

A orientação aos motoristas

O CBMMG orienta que os usuários respeitem integralmente a sinalização e os bloqueios implantados, evitem tentar transpor as barreiras e utilizem rotas alternativas indicadas pelos órgãos de trânsito e pelo setor rodoviário.

Até o momento, não há nova previsão oficial para a liberação do tráfego no trecho.

Rotas alternativas

Conforme levantamentos feitos pela redação da TV KZ, existem rotas alternativas para motoristas que precisam acessar o estado de São Paulo pelo Triângulo Mineiro — ou realizar o trajeto inverso. Uma das opções é seguir por Sacramento/MG, com acesso no sentido Rifaina/SP. Outra alternativa é pelo trajeto via Uberaba/MG, utilizando a BR-050 em direção a Igarapava/SP. Também há a possibilidade de acessar a BR-364 por Planura/MG, seguindo no sentido Barretos/SP. Essas rotas permitem a travessia entre Minas Gerais e São Paulo, contornando o trecho interditado.

VEJA TAMBÉM