Dois homens, ambos de 24 anos, foram presos em flagrante pela Polícia Civil (PC), suspeitos de submeter três cães a maus-tratos. A prisão ocorreu nessa terça-feira (9) em Araxá/MG. De acordo com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente, os animais — um cão mestiço de Pit Bull e duas cadelas também mestiças da mesma raça — teriam sido encontrados em situação de vulnerabilidade em uma casa no bairro São Geraldo, em Araxá (veja o vídeo com conteúdo em áudio no final da matéria).
Segundo a Polícia Civil, a equipe foi acionada após denúncia que relatava a possível ocorrência de maus-tratos em uma residência na Rua Piauí. Ao chegar ao local, os policiais identificaram que um dos animais estaria em estado mais grave, apresentando sinais de desnutrição avançada, quadro descrito pela PC como “estado caquético”, além de forte infestação de carrapatos. Os outros dois cães também apresentavam indícios de desnutrição.
A perícia esteve no local e verificou a situação. Diante do cenário, os animais foram retirados da residência com apoio do órgão municipal de fiscalização e encaminhados ao Canil Municipal, para receberem atendimento.
A PC informou que a prisão ocorreu em flagrante, com base no artigo 32, §1º-A da Lei 9.605/98, que trata de crimes contra animais. Os dois suspeitos foram encaminhados ao presídio de Araxá, permanecendo à disposição da Justiça.
O inquérito foi instaurado e quatro pessoas foram listadas como testemunhas. Uma delas já prestou depoimento, e as demais serão intimadas nos próximos dias, ainda segundo a polícia.