Bambuí/MG
15h49 21 Outubro 2025

OUÇA: Padre e locutor se envolvem em briga durante transmissão de programa de rádio em Bambuí/MG

Por Priscila Pedroso - TV KZ
Marco Antônio - TV Bambuí
Imagem aérea da cidade de Bambuí.

Um padre de 55 anos e um locutor de 83 anos se envolveram em uma briga na manhã de domingo (19), durante a transmissão de um programa de rádio em Bambuí/MG. De acordo com publicação do site TV Bambuí, o programa estava sendo transmitido ao vivo quando os dois se desentenderam. O áudio da discussão, que foi transmitido em tempo real, registrou a troca de palavras entre os dois e também momentos em que teriam ocorrido agressões físicas.

O início do áudio mostra o locutor dizendo que o padre havia chegado à rádio e que iria conceder direito de resposta, já que o religioso iria responder a alguns questionamentos relacionados à igreja. Foi nesse momento que o desentendimento teve início e evoluiu para a briga dentro do estúdio. Em seguida, o áudio fica sem capturar vozes, e, alguns minutos depois, o locutor retorna ao estúdio, dizendo como se a captura das vozes tivesse sido desligada. Ao vivo, ele afirma que teria sido agredido pelo padre.

Ainda segundo a TV Bambuí, pessoas ligadas à comunidade relataram que já havia desentendimentos anteriores entre o padre e o locutor, mas que nunca tinham chegado à agressão física. Ainda de acordo com relatos, o motivo da briga, teria começado após o locutor questionar a manutenção e a restauração do mural da Santa Ceia, no altar da Igreja Matriz de Sant’Ana.

Na tarde desta terça-feira (21), a TV KZ fez contato com a Polícia Militar (PM), que informou que o registro da ocorrência foi feito após o comparecimento do locutor ao quartel. Conforme o boletim, ele relatou que estava em seu local de trabalho quando foi agredido por um homem de 55 anos, que seria o padre. A vítima alegou ter recebido socos e apresentou lesões aparentemente leves. O padre não havia sido localizado até o fechamento do registro para prestar esclarecimentos sobre o fato.

Nota da igreja

Em seguida, a TV KZ também fez contato com a Diocese de Luz, responsável pela igreja em Bambuí. Em nota oficial, divulgada nessa segunda-feira (20), a Diocese informou que tomou ciência do caso e acompanha a apuração com a seriedade que o caso exige, destacando que ainda não há posicionamento conclusivo, uma vez que os fatos estão sendo verificados. O comunicado também ressalta que o padre “sempre pautou sua atuação por uma conduta ponderada, respeitosa e pastoral” e que, se necessário, serão tomadas as providências cabíveis conforme o Código de Direito Canônico e as Diretrizes Pastorais e Sacramentais da Diocese.

A Diocese de Luz reiterou o compromisso com a verdade, ética e transparência, afirmando manter o respeito a todas as partes envolvidas.

Nota da rádio

A emissora onde o episódio ocorreu também se manifestou. Em nota, a Rádio Canastra FM 89.1 afirmou repudiar o ocorrido e declarou apoio ao comunicador envolvido no fato. Leia a nota na íntegra:

A Rádio Canastra FM 89.1
Vem a público mostrar nossa indignação com o acontecido de ontem, dia 19 de outubro,
quando o padre da Paróquia Santana, não conformado com os comentários do comunicador,
ao invés de buscar os meios certos — como o direito de resposta ou até mesmo a Justiça —,
invadiu o estúdio da emissora e o agrediu com palavras de baixo calão e até mesmo fisicamente,
em uma atitude descontrolada, onde um senhor de 80 anos estava apenas usando o seu direito de expressão.

A direção da emissora mostra total apoio ao comunicador e afirma que continuará com sua missão
de informar toda a população sobre tudo o que acontece em nossa cidade.

Afirmamos também que qualquer um que não esteja satisfeito tem seu espaço aberto na emissora
para exercer o direito de resposta.

Não vamos aceitar, em momento algum, que nossos comunicadores voltem a ser agredidos.

Nós, da Canastra FM, sempre lutamos pela livre expressão e opinião.

Assinado:
Robson de Castro

Ouça o áudio que capturou a briga:

VEJA TAMBÉM