Os cafeicultores José Reis da Silva Júnior e Alberto Luiz Martins da Silva, sócios e irmãos, conquistaram o segundo lugar no IX Cupping de Cafés Especiais, realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC), entre os dias 5 e 7 de novembro, na Expominas, em Belo Horizonte/MG. O concurso integra o programa ATeG Café + Forte, que reconhece a excelência dos cafés especiais e incentiva a melhoria contínua da cafeicultura.
Os produtores, proprietários da Fazenda Araras de Cima, em Córrego Danta/MG, são assistidos pelo engenheiro agrônomo Vinícius Lemos, técnico de campo do ATeG Café + Forte, oferecido gratuitamente pelo SENAR Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Altos. A assistência técnica e gerencial tem contribuído para aperfeiçoar os manejos da cultura e fortalecer a gestão das propriedades, tratando-as como empresas rurais.
Segundo o técnico Vinícius Lemos, 33% das 15 vagas finalistas do concurso foram ocupadas por produtores acompanhados por ele. “Parabéns José Júnior e Alberto do Café Gerações pelo pódio! Além dessa vitória deles, ver cinco produtores meus disputando o pódio de forma acirrada no maior concurso de cafés especiais de Minas Gerais e ocupando 33% das vagas dos finalistas foi inédito pra mim! Fico muito agradecido a todos os produtores assistidos do meu grupo, por acreditarem no nosso trabalho, e, quando falo ‘nosso’, estão envolvidos também o Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Altos, com a Sarah como nossa presidente, o SENAR Minas e a FAEMG”.
Os cinco produtores acompanhados por Vinícius Lemos que chegaram à final foram: Agnaldo dos Reis Lopes de Oliveira, Daniel dos Reis Santos, Izaias Paulo dos Passos, José Reis da Silva Júnior e Maria Izabel Alvarenga. Estavam também presentes na Premiação: o supervisor do programa ATeG Café + Forte o engenheiro agrônomo Bruno Hércules, o gerente regional do SENAR Minas Ricardo Tuller, presidente do Sindicato Rural de Campos Altos Sarah Guimarães, o secretário do departamento de café do sindicato rural de Campos Altos Gleison Firmino, a agente de desenvolvimento rural Laryssa Lawane também do sindicato e demais produtores finalistas do Cupping.
O Cupping — avaliação sensorial de cafés — é um dos principais instrumentos de valorização dos produtores de cafés de qualidade, gerando visibilidade e ampliando as oportunidades de comercialização. Na SIC, o Cupping do ATeG Café + Forte reforça a força do Território Cerrado Mineiro na produção de cafés especiais.
Pódio do Cerrado Mineiro no IX Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café + Forte foi celebrado durante a Semana Internacional do Café, em 6 de novembro de 2025, em Belo Horizonte/MG, reafirmando o potencial da cafeicultura regional.
A presidente do SPR de Campos Altos, Sarah Guimarães Vieira dos Santos comentou sobre o desenpenho dos produdores atendidos pelo ATeG.“Parabenizamos os produtores ganhadores pela conquista, além de todos os finalistas e participantes. Essa vitória nos mostra que a parceria entre o Sindicato, o Sistema Faemg Senar, por meio do ATeG, e nossos produtores tende somente a prosperar, transformando realidades e fortalecendo toda a cadeia produtiva”, afirmou.
Título SEO: Cafeicultores de Córrego Danta, assistidos pelo Sindicato de Campos Altos, ficam em 2º no IX Cupping na SIC em Belo Horizonte Descrição SEO: José Reis da Silva Júnior e Alberto Luiz Martins da Silva conquistam 2º lugar no IX Cupping de Cafés Especiais na SIC, em Belo Horizonte. Produtores do Cerrado Mineiro são assistidos pelo Senar Minas e pelo Sindicato de Campos Altos via ATeG Café + Forte. Palavras-chave: cafés especiais, cupping, SIC, Belo Horizonte, Cerrado Mineiro, Senar Minas, FAEMG, ATeG Café + Forte, Campos Altos, Córrego Danta, Vinícius Lemos.