Pratinha/MG
15h36 02 Janeiro 2024

Tamanduá-bandeira ferido é resgatado pela PM MAmb, entre Pratinha/MG e Medeiros/MG; veja o vídeo

Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG
Tamanduá que resgatado.

Um tamanduá-bandeira foi resgatado pela Polícia de Meio Ambiente (PM MAmb) de Ibiá/MG na manhã desta terça-feira (2) na LMG-827, estrada que liga Pratinha/MG a Medeiros/MG. O animal estava ferido. A polícia acredita que ele tenha sido atropelado. 

Segundo apurado pela redação da TV KZ, o tamanduá seria levado para a Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU). Os veterinários da FAZU estão de plantão aguardando a chegada do animal.

Veja o vídeo do tamanduá resgatado pelos militares:

Tamanduá-bandeira 

De acordo com o Brasil Escola, o "Myrmecophaga tridactyla é uma espécie de mamífero registrada em 1758, por Lineu, encontrada na América do Sul e em uma porção da América Central, em áreas de cerrado e florestas úmidas. Com pelagem cinza acastanhada, com tons brancos e pretos, apresenta focinho alongado e fino, e os dentes são ausentes. A cauda é bem característica e, por se assemelhar a uma bandeira, permitiu com que esse animal fosse chamado, popularmente, de tamanduá-bandeira. 

É a maior espécie do Gênero Myrmecophaga: pode medir, entre a cabeça e início da cauda, aproximadamente um metro de comprimento; 60 centímetros de altura; 90 centímetros de cauda; e atingir 40 kg de massa corporal. 

Suas grandes garras dianteiras auxiliam na defesa contra predadores e na destruição de cupinzeiros e formigueiros, a fim de se alimentar dos indivíduos que ali habitam. Para tal, utiliza sua língua longa e também pegajosa, graças à presença de glândulas salivares bem desenvolvidas. Esta é capaz de projetar-se 60 centímetros fora da boca e recolher esses pequenos invertebrados. Graças ao olfato apurado, essa missão não se torna tão complicada. 

Não há dimorfismo sexual entre macho e fêmea. Esta, a cada gestação, que dura aproximadamente 190 dias, dá origem a um único filhote. Ele acompanha a mãe, em seu dorso, por aproximadamente nove meses, até adquirir capacidade de sobreviver sem a sua ajuda. Machos atingem maturidade sexual com aproximadamente dois anos de vida; fêmeas, com aproximadamente um ano e meio. A expectativa média de vida desses animais é de quinze anos. É um animal solitário, de hábitos crepusculares, formando pares somente em épocas reprodutivas e durante os primeiros meses de vida do filhote. 

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), essa espécie se encontra quase ameaçada de extinção. A destruição de habitats para dar lugar a pastagens e monoculturas, incêndios, caça ilegal e atropelamentos rodoviários são as principais causas desse fenômeno. 

Curiosidade: Quando dorme, o tamanduá-bandeira se cobre com sua cauda, auxiliando na camuflagem e na conservação de sua temperatura corporal." 

Veja mais sobre "Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)" em Brasil Escola.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM

Conflitos
Reino Unido deve reconhecer um Estado Palestino
10h40 21 Setembro 2025
Política
Artistas convocam para atos da esquerda
07h10 21 Setembro 2025