Agronegócios
11h52 07 Maio 2025

Indicador do café robusta tem queda de 15,5% em abril, segundo Cepea

A proximidade da colheita e oscilações externas pressionaram os preços.
Por Redação TV KZ

O Indicador CEPEA/ESALQ do café robusta tipo 6, peneira 13 acima, registrou uma queda expressiva em abril, conforme levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP, o Cepea. A média mensal ficou em R$ 1.692,32 por saca de 60 kg, representando recuo de 15,5% (ou R$ 310,70) em relação a março.

De acordo com os pesquisadores, a desvalorização ocorre mesmo com a oferta ainda limitada e está relacionada principalmente à proximidade da colheita da nova safra nos estados do Espírito Santo e de Rondônia. Além disso, o mercado interno foi influenciado por fortes oscilações externas, resultantes de fatores como tarifas impostas pelos Estados Unidos e condições climáticas nas principais regiões produtoras do Brasil.

No Espírito Santo, a colheita do robusta já teve início em algumas áreas e deve ganhar ritmo nos próximos dias. Segundo o levantamento do Cepea, até o final de abril, cerca de 5% da produção esperada no estado havia sido colhida.

Ainda conforme o Cepea, as chuvas registradas no fim de abril ajudaram a melhorar as condições das lavouras mais tardias, podendo favorecer o desenvolvimento final desses talhões.

 
 

VEJA TAMBÉM