Cerca de 34,2 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber, nesta quinta-feira (24), a primeira parcela do décimo terceiro salário. O pagamento será realizado de forma escalonada, de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), e se estenderá até 8 de maio. Com uma previsão de injetar R$ 73,3 bilhões na economia, o décimo terceiro do INSS será dividido em duas parcelas, sendo a segunda programada entre 26 de maio e 6 de junho. Os pagamentos são definidos com base no dígito final do NIS, priorizando os beneficiários que recebem até um salário mínimo, que terão acesso antecipado ao pagamento.
O calendário de pagamento estabelece que os beneficiários com final de NIS 1 e 6 receberão a primeira parcela em 2 de maio, enquanto aqueles com NIS 2 e 7 receberão em 5 de maio, e assim sucessivamente. O governo já sinalizou que este será o sexto ano consecutivo em que os segurados do INSS anteciparão a recebimento do décimo terceiro.
Dados mais recentes apontam que 28,68 milhões de pessoas, ou cerca de 70,5% dos segurados do INSS, recebem até um salário mínimo, enquanto 11,98 milhões têm rendimentos superiores a esse valor. O Ministério da Previdência observa que beneficiários com assistência temporária também têm direito à fração do décimo terceiro, proporcional à duração do benefício. Contudo, aqueles que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada, não têm direito ao décimo terceiro salário.