Educação
16h20 02 Maio 2025
Atualizada em 02/05/2025 às 16h20

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada

Por Redação TV KZ

O prazo para inscrição na segunda edição do Edital Black STEM foi estendido até 12 de maio. A data original de encerramento era quarta-feira. Este programa oferece suporte a estudantes negros brasileiros na busca por educação internacional nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

A iniciativa é promovida pelo Fundo Baobá para Equidade Racial, em parceria com a B3 Social, uma organização sem fins lucrativos que visa reduzir desigualdades sociais no Brasil.

Nesta edição, o Black STEM disponibiliza três bolsas complementares no valor de R$ 35 mil para estudantes negros (autodeclarados pretos ou pardos) com o intuito de auxiliar na permanência deles em universidades no exterior. O montante cobrirá despesas como moradia, transporte, alimentação, materiais acadêmicos e mensalidades.

Os selecionados terão acesso a mentorias individuais e coletivas, apoio psicológico, conexão com lideranças negras e participarão de eventos promovidos pelo Fundo Baobá ou por instituições relacionadas.

No ano de 2024, quatro estudantes foram beneficiados e atualmente estão estudando na China, Estados Unidos e Portugal em cursos como ciência da computação, engenharia aeroespacial e pilotagem marítima.

Os interessados devem realizar a inscrição de forma virtual na página do Fundo Baobá, preenchendo o formulário online. O resultado com os nomes dos selecionados será divulgado em 8 de julho.

Quem pode se candidatar

Para participar, a pessoa deve ser negra, brasileira nata ou naturalizada. Os candidatos devem ter sido aprovados em cursos de graduação nas áreas de ciências exatas, experimentais e da saúde, tecnologia, matemática e engenharias em instituições estrangeiras com início letivo em 2025, ou estar em processo avançado de seleção. Além disso, devem ter sido aprovados em algum programa de bolsas (integral ou parcial) pela instituição de ensino ou estar em estágio avançado de seleção para obter uma bolsa. Também serão aceitos cursos em universidades públicas que ofereçam subsídio total ou parcial.

 

 

VEJA TAMBÉM