Um homem, de 53 anos, foi preso em flagrante suspeito de contratar planos de televisão por assinatura, adquirir cartões de crédito e fazer compras no nome de autoridades.
Entre os nomes utilizados está o do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, do ex-chefe da Receita Federal, Marcos Cintra, do ex-deputado Eduardo Cunha e dos governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de Goiás, Ronaldo Caiado.
Um caderno contendo mais de 300 nomes com informações pessoais foi encontrado na casa do suspeito em Guaíba, em Porto Alegre.
Além de autoridades, o homem também é investigado por adquirir um plano odontológico no nome do dono de uma rede de supermercado. Nesse caso, o empresário era o titular do plano, e o golpista, beneficiário, como se fosse um dependente.
Para dificultar a localização, o suspeito mudava constantemente de residência.
Na residência dele foram encontrados dez cartões de crédito de diferentes nomes, entre eles, do prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato. Também foram localizados diversos modens de televisão e suplementos alimentares.
A polícia ainda não sabe como o homem conseguiu as informações pessoais das vítimas (como RG, CPF, nome dos pais e data de nascimento), mas acredita que ele tenha encontrado na internet.
Ele vai responder pelos crimes de estelionato, falsificação de documentos, falsidade ideológica e crime contra a saúde pública.