São Paulo enfrenta frio histórico esta semana com a passagem de uma massa de ar polar no Centro-Sul do País. De acordo com o Centro de Gerenciamento Climático da Prefeitura (CGE), a tarde mais gelada do ano foi registrada pelo segundo dia consecutivo nesta quarta-feira, 2, com média da temperatura máxima de apenas 12°C. Mas este marco pode ser superado novamente nesta quinta-feira, 3.
A previsão é de que os termômetros fiquem entre 11ºC e 13ºC nesta quinta, sendo a menor amplitude da semana e a menor temperatura máxima em cinco anos. Além disso, a "sensação de frio será maior, impulsionada pela garoa, vento e céu encoberto", afirma o órgão municipal. A previsão é de garoa o dia todo.
Com base nos dados estatísticos que o CGE, desde 2004, a máxima de 12°C é a terceira mais baixa e já foi observada em várias ocasiões, a última delas em 21 de agosto de 2020. O recorde de máxima mais baixa permanece o de 24 de julho de 2013, em 8,3°C.
O amanhecer já foi gelado e encoberto na capital. A rede de estações meteorológicas da Prefeitura aponto a média de 11ºC às 6h. A Defesa Civil Municipal mantém alerta de baixas temperaturas, com risco à saúde, principalmente para pessoas mais vulneráveis, como as que estão em situação de rua.
O frio deve diminuir um pouco nesta sexta-feira, 4, mas o clima continuará gelado, com garoas isoladas e ocasionais. "No decorrer do dia, haverá poucas aberturas de sol, o que vai atenuar momentaneamente a sensação de frio. Os termômetros oscilam entre 11°C e 17°C, e a umidade do ar se mantém elevada, acima dos 60%", diz o CGE.