10 de agosto. Na noite daquele dia, o Galo acabava de completar a oitava vitória em 14 jogos no Brasileirão ao bater o Fluminense por 2 a 1, no Horto – e o atleticano dormia feliz com a 4ª posição consolidada. Provavelmente nem o mais pessimista alvinegro conseguiria prever que cerca de 80 dias depois a preocupação não seria em se manter no G4, mas sim fugir do outro extremo da tabela, o Z4.
Se esse temor parecia um exagero de torcedores dramáticos, a derrota de ontem, dentro do Independência, para o vice-lanterna da competição – Chapecoense -, por 2 a 0, mostrou que o atleticano tem, sim, motivos para ficar preocupado. São nada menos do que 11 derrotas em 15 jogos.
+ Que faaaaase! Galo perde pra Chape em casa e medo do rebaixamento aumenta
Não à toa que hoje o Atlético foi um dos assuntos mais falados em todo o Brasil: ocupou os trending topics do Twitter. E ontem, dentro do Independência, não faltaram protestos, tais quais gritos de “Devolve o meu Galo!” e camisas em repúdio ao presidente alvinegro, Sérgio Sette Câmara.
Aliás, é justamente sobre o controverso mandatário atleticano que começaremos cinco motivos e/ou fatos turbulentos para o torcedor do Galo ficar com cabelo em pé:
#RenunciaSetteCâmara
No dia em que Vagner Mancini foi anunciado como técnico do Galo, 14 de outubro, atleticanos chegaram a levar a hashtag #RenunciaSetteCamara aos trending topics do Twitter, incentivando a saída do presidente. A insatisfação com a diretoria já não era novidade e só vinha crescendo conforme o desempenho do time no Brasileirão caía. Às 13:13 – “horário oficial do atleticano” – desta quinta-feira (31), foi planejado um “tuitaço” com a mesma hashtag, como forma de protesto em massa.
Hoje às 13:13 - Tuitaço - #RenunciaSetteCamara
Divulguem, vamos resgatar o @Atletico das mãos dos incompetentes.
A hashtag atingiu o primeiro lugar dos trending topics de Belo Horizonte e o quinto dos nacionais depois de alguns minutos. Apesar da grande aderência, ainda havia torcedores que não consideravam o tuitaço uma mobilização forte o suficiente. “SÓ o Tuitaço não resolve. Tem que ir protestar no CT em dia de treino, pressionar tudo e todos. Mostrar insatisfação, exigir mudanças de postura”, comentou um usuário atleticano no Twitter.
As críticas sobre a gestão de Sette Câmara são vastas. Um grupo de torcedores chegou a criar uma lista com “sette fracassos” do atual presidente, entre os quais sequência de derrotas no Brasileirão, eliminações para o “time B do San Lorenzo e o inexpressivo Colón” e gastos com jogadores estrangeiros que não vingaram.
Mancini, os rebaixamentos e as escalações
Reconhecido como “triturador de técnicos” pelo próprio diretor de futebol do clube, Rui Costa, o Galo é treinado atualmente pelo 11º técnico efetivo em cinco anos. A contratação de Vagner Mancini não agradou a maior parte da torcida e seu histórico de rebaixamentos por cinco outros times foi um dos motivos para as críticas ao técnico.
Ultimamente, a insatisfação com Mancini também tem sido causada por suas escalações controversas nos jogos. O técnico aposta em colocar o zagueiro Réver como volante, estratégia criticada até mesmo pelo próprio jogador. A escalação de Ricardo Oliveira como titular no último jogo, contra a Chape, também não agradou a maior parte da torcida, insatisfeita com o desempenho do atacante.
E os jogadores?
Além da diretoria e do técnico, os jogadores do Galo não são poupados de críticas pela torcida. Um dos motivos supostos para a falta de raça do elenco é o atraso dos salários, confirmado por Réver em uma entrevista coletiva no dia 24 de setembro. Apesar de admitir as pendências, o zagueiro assegurou que isso não prejudicaria o rendimento do time.
O elenco é taxado pela torcida de envelhecido e “preguiçoso”, com críticas especialmente direcionadas a jogadores como Ricardo Oliveira, Fábio Santos e Elias.
Colocar o desempenho horroroso na falta de salário é querer maquiar a horroriveldade do elenco.
Está perdendo porque é velho, descompromissado e ruim. Tudo isso já vem aparecendo desde a época do Levir, no começo do ano
VEJA TAMBÉM
FutebolCorinthians tem muros pichados contra Augusto Melo: 'Muito podcast e pouco futebol'
10h10 30 Abril 2025EconomiaDólar spot cai com dados fracos de EUA e China após tarifas, mas futuro sobe com Ptax
10h10 30 Abril 2025EconomiaPCE dos EUA (1ª leitura) sobe ao ritmo anualizado de 3,6% no primeiro trimestre de 2025
10h00 30 Abril 2025FutebolRüdiger, do Real Madrid, leva gancho de seis jogos por expulsão na final da Copa do Rei
09h50 30 Abril 2025PolíticaVamos virar a página e INSS vai ser mais forte a partir disso, diz Luiz Marinho
09h50 30 Abril 2025EconomiaGasto com juros do setor público soma R$ 75,209 bilhões em março, afirma BC
09h20 30 Abril 2025Economia MundialChina: Xi Jinping intensifica apelos por novos motores de crescimento, ante impactos de tarifas
09h10 30 Abril 2025BasqueteMurray brilha e Nuggets lideram playoffs ao bater Clippers; Celtics e Pacers avançam na NBA
09h00 30 Abril 2025