Ainda em processo de adaptação ao esquema do técnico Tite, o Cruzeiro volta a campo nesta quinta-feira, às 21h30, no Mineirão, para enfrentar o Coritiba, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marca a primeira apresentação da celeste em casa na competição e surge como oportunidade de resposta após um início abaixo do esperado na temporada.
O Cruzeiro começou o Brasileirão sendo goleado pelo Botafogo por 4 a 0, no Rio, e também faz uma campanha apenas modesta no Campeonato Mineiro, com três vitórias e três derrotas. Em meio à busca por maior consistência tática e desempenho coletivo, o confronto diante do Coritiba ganha peso para a retomada de confiança e estabilidade no trabalho de Tite.
Para o jogo, Kaio Jorge volta a ficar à disposição após ser poupado contra o Betim, no domingo, por controle de carga física. O duelo também deve marcar os retornos de Villalba e Sinisterra à lista de relacionados.
Recuperado de lesão no tornozelo, o zagueiro treina com o elenco há uma semana e surge como alternativa importante diante da lesão de Jonathan Jesus. Já Sinisterra, que sofreu um edema muscular em dezembro, está recuperado desde o início de janeiro, mas vinha sendo preservado por planejamento físico específico.
Os retornos coincidem com novas baixas no departamento médico. Além de Jonathan Jesus, o atacante Chico da Costa também passou a integrar o DM, onde já estão o goleiro Matheus Cunha e o atacante Marquinhos, o que segue impactando as opções do elenco celeste.
Do outro lado, o Coritiba tenta se reerguer após o retorno à Série A. Derrotado pelo Red Bull Bragantino por 1 a 0 na estreia, no Couto Pereira, o time de Fernando Seabra busca a primeira vitória no campeonato. A principal novidade é a presença do atacante Keno, reforço mais relevante entre os relacionados da delegação coxa-branca.
Em contrapartida, o Coritiba tem duas baixas importantes. O meia Josué cumpre suspensão automática após ser expulso na primeira rodada, e o volante Wallisson não viajou. Antes do duelo, Seabra destacou o desafio no Mineirão e projetou postura competitiva da equipe: "Sabemos da força do Cruzeiro em casa, mas precisamos competir com personalidade. É um jogo grande, contra um adversário qualificado, e nossa equipe tem que mostrar organização, intensidade e coragem para buscar pontos", afirmou o treinador.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X CORITIBA
CRUZEIRO - Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Gerson e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Tite.
CORITIBA - Pedro Morisco; Tinga, Maicon, Tiago Cóser (Jacy) e Bruno Melo; Willian Oliveira, Sebastián Gómez e Vini Paulista; Lucas Ronier, Lavega (Keno) e Pedro Rocha. Técnico: Fernando Seabra.
ÁRBITRO - Bruno Arleu de Araújo (RJ).
HORÁRIO - 21h30.
LOCAL - Mineirão, em Belo Horizonte (MG).