Em um jogo equilibrado, Thiago Wild foi eliminado na segunda rodada do Masters 1000 de Roma neste sábado ao perder de um velho conhecido, o boliviano Hugo Dellien, 103º do ranking, que marcou 2 a 1 (4/6, 6/3 e 6/3).
A derrota encerra uma séria de três vitórias de Wild. Ele já foi o 58º colocado do ranking e ocupa atualmente a 120ª posição. Mal posicionado na lista da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), precisou "furar" o qualifying. A campanha no saibro de Roma o coloca momentaneamente na 112ª colocação no ranking.
Contando apenas os jogos em eventos ATP, que formam o principal circuito masculino do tênis, o brasileiro chegou à Itália com apenas 3 vitórias em 10 jogos na temporada, desempenho que causou a queda da 74ª posição, na qual terminou 2024, para a atual 120ª no ranking.
Originalmente, o canadense Félix Auger-Aliassime, atual 27º e ex-número seis do mundo, era o adversário do brasileiro na segunda rodada, mas se retirou do torneio com uma lesão nas costas. Em seu lugar, entrou o lucky loser (perdedor sortudo) Hugo Dellien. O boliviano, assim como Wild, disputou o qualifying, mas caiu no meio do caminho.
Com a desistência antes da estreia de tenistas na chave principal, os mais bem ranqueados eliminados no qualificatório entram na disputa. São os lucky losers. Dellien e Wild já haviam se enfrentado oito vezes (apenas uma na chave principal de um torneio ATP), e o boliviano tinha cinco triunfos. A última vitória do brasileiro havia sido em 2019.
O jogo começou com os tenistas inconstantes no serviço. Wild foi derrotado logo em seu primeiro saque e viu o rival abrir 3 games a 0. O brasileiro, porém, conseguiu se recuperar, quebrou o serviço de Dellien duas vezes e fechou o primeiro set 6 a 4.
Wild foi novamente ameaçado no primeiro serviço do segundo set, mas conseguiu manter o saque. A única quebra da parcial foi no oitavo game e foi favorável ao boliviano, que na sequência confirmou o serviço, fez 6/3 e empatou o jogo em 1 set a 1.
No set decisivo, Wild saiu atrás, perdendo o saque no terceiro game, mas conseguiu devolver a quebra na sequência. Como na parcial anterior, Dellien voltou a derrubar o serviço do brasileiro no oitavo game, abrindo 5 a 3, e selou a vitória confirmando o saque.