Minas Gerais
10h37 18 Setembro 2025

Ex-prefeito de Pratinha, John Wercollis, recebe Medalha JK, uma das maiores honrarias do Estado de Minas Gerais

Por Priscila Pedroso - TV KZ
John Wercollis de Morais durante a cerimônia em Diamantina, quando recebeu a Medalha JK 2025.

O ex-prefeito de Pratinha/MG, John Wercollis de Morais, foi um dos homenageados com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek (JK) 2025, uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Governo de Minas Gerais. A cerimônia ocorreu no último dia 12 de setembro, no Largo Dom João, em Diamantina/MG, e contou com a presença do governador Romeu Zema, do vice-governador, professor Matheus Simões, além de diversas autoridades.

A Medalha JK é entregue anualmente a pessoas ou entidades que prestam serviços de excepcional relevância à coletividade e que contribuem para o fortalecimento das instituições e para o desenvolvimento de municípios, do Estado ou do país. Neste ano, John Wercollis foi um dos escolhidos, consolidando sua trajetória pública marcada pela dedicação e liderança política.

O ex-prefeito governou Pratinha em dois mandatos, de 2017 a 2020 e de 2021 a 2024. No período, presidiu o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Planalto de Araxá (CIMPLA), foi 2º tesoureiro da Associação Mineira de Municípios (AMM) e liderou a Associação dos Prefeitos do Planalto de Araxá (AMPLA). Também foi responsável pelo PROCON de Araxá de 2008 a 2009 e iniciou sua carreira como radialista em Pratinha. É bacharel em Direito, formado pela UNIRAXÁ.

Atualmente, atua como assessor parlamentar do deputado Estadual Betinho Pinto Coelho e já integrou a equipe do senador Carlos Viana.

Além da nova honraria, John Wercollis é cidadão honorário em diversas cidades mineiras — entre elas Campos Altos, Ibiá, Araxá, Iguatama e Bambuí —, já recebeu o Troféu JK como gestor eficiente à frente de Pratinha e foi condecorado três vezes com a Medalha Tiradentes, concedida pelo Instituto Tiradentes, que avalia gestões municipais.

Em entrevista à TV KZ, ele destacou a emoção de ter sido agraciado:

— Receber a Medalha JK em Diamantina é uma honra que levo para toda a minha vida. Esta distinção vai muito além de um reconhecimento pessoal: é um estímulo para continuar servindo com dedicação e compromisso. Agradeço a todos que caminham comigo nesta trajetória, em especial à minha família, amigos e à minha querida Pratinha que me inspira diariamente. Em Diamantina, terra de Juscelino Kubitschek, este momento ganha ainda mais significado. Que possamos, juntos, seguir construindo um futuro de progresso, esperança e justiça para todos — disse John Wercollis.

VEJA TAMBÉM