Índia concorda em aumentar comércio e laços estratégicos com Emirados Árabes Unidos -
Nova Deli, 19/01/2026 - A Índia e os Emirados Árabes Unidos finalizaram uma série de acordos nesta segunda-feira, com a esperança de dobrar o comércio bilateral para US$ 200 bilhões até 2032, após o encontro entre o primeiro-ministro indiana, Narendra Modi, e o presidente emirático, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan.
A reunião concentrou-se principalmente no fortalecimento da cooperação em comércio, energia, defesa e tecnologias emergentes, disse o secretário de Relações Exteriores da Índia, Vikram Misri, a repórteres, reafirmando os laços estratégicos abrangentes que se expandiram na última década.
A Índia também assinou um pacto para importar meio milhão de toneladas métricas de gás natural liquefeito anualmente por 10 anos a partir de 2028 dos Emirados Árabes Unidos, bem como uma carta de intenção para concluir um acordo-quadro para parceria estratégica de defesa, segundo Misri.
Foram concluídos acordos também nos setores espacial e alimentar, enquanto os Emirados Árabes Unidos prometeram um investimento não especificado no Estado natal de Modi, Gujarat, para o desenvolvimento de uma região especial de investimento com infraestrutura como aeroportos, portos e cidades inteligentes.
A visita assume importância em meio a tensões crescentes e agitação diplomática no Oeste Asiático, particularmente após os recentes desenvolvimentos envolvendo o Irã e a região mais ampla. Há tensões latentes entre a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos sobre o Iêmen, e o cenário político instável continua a se desenrolar em Gaza.
*Fonte: Associated Press.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado