Tecnologia
17h30 22 Maio 2025
Atualizada em 22/05/2025 às 17h30

G7 alerta para riscos da IA na estabilidade financeira e reforça segurança digital

Por Pedro Lima Fonte: Estadão Conteúdo

O G7 destacou a necessidade de "monitorar e avaliar os riscos potenciais à estabilidade financeira à medida que a adoção da inteligência artificial (IA) aumenta ainda mais". Em comunicado conjunto dos ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G7, divulgado nesta quinta-feira, o grupo reconheceu os benefícios da IA para o setor financeiro, mas enfatizou a importância de políticas que garantam sua implementação segura, citando a "avaliação do Grupo de Especialistas em Cibersegurança do G7 sobre os riscos e oportunidades que a IA representa para a segurança cibernética".

No campo dos pagamentos internacionais, o bloco reafirmou seu "compromisso em oferecer pagamentos entre fronteiras mais baratos, rápidos, transparentes e acessíveis, mantendo sua segurança, resiliência e integridade financeira".

Sobre os desafios macroeconômicos, o comunicado destacou a "necessidade de enfrentar desequilíbrios excessivos e fortalecer os fundamentos macroeconômicos, dados os potenciais contágios globais". O G7 pediu ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que "continue a aprimorar sua análise de desequilíbrios tanto na vigilância bilateral quanto multilateral".

Os riscos cibernéticos receberam atenção especial por ameaçarem "interromper os sistemas financeiros globais e as instituições que os sustentam. Para enfrentar esse cenário de ameaças em evolução, continuaremos a fortalecer nossas capacidades de resposta conjunta e protocolos em caso de incidentes cibernéticos significativos".

O documento também abordou os desafios das tecnologias quânticas, afirmando que "os bancos centrais do G7 explorarão como podemos identificar, categorizar e mitigar riscos potenciais à segurança de dados e à estabilidade financeira", promovendo a resiliência econômica.

VEJA TAMBÉM