Araxá/MG
12h35 05 Dezembro 2023

Cobra-coral é capturada pelos Bombeiros dentro de casa, em Araxá/MG; veja o vídeo

Por Priscila Pedroso - TV KZ
CBMMG - Divulgação
A cobra foi capturada pelo Corpo de Bombeiros de Araxá/MG.

Uma cobra-coral foi capturada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) dentro de uma casa na noite dessa segunda-feira (4), por volta das 20h13, na Rua Manacas, no Bairro Parque das Flores, em Araxá/MG.

Os bombeiros informaram que o solicitando acionou a equipe relatando sobre a presença da serpente na residência. Ao chegar no local, os militares encontraram a cobra de aproximadamente 90 centímetros parada próximo a porta da cozinha. A serpente foi capturada com uso de uma pinça apropriada e colocada em um recipiente usado para o transporte deste tipo de animal.

A cobra foi levada para um ambiente de mata fora da zona urbana para devida soltura em seu hábitat natural.

A recomendação das autoridades é que ao se deparar com qualquer tipo de serpente, é fundamental se afastar o mais rápido possível, isolar a área e acionar um órgão competente.

Cobra-Coral

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a cobra coral é a mais venenosa do Brasil. É da mesma família das Najas e Mambas (Elapidae), e possuem um veneno neurotóxico muito potente. A cobra coral é de difícil identificação e se classifica como ‘verdadeira’ e ‘falsa’, geralmente diferenciada pelo padrão de cores. No entanto, não é simples diferenciar a espécie verdadeira da falsa, sendo que a maneira mais eficaz é através da dentição. Já que algumas cobras podem apresentar anomalias em sua coloração. 

A falsa-coral possui uma dentição opistóglifa (o dente inoculador de veneno existe, porém, situado bem no fundo da boca), o que dificulta a inoculação do veneno, por isso é considerada não-peçonhenta.

Veja o vídeo do momento da captura do réptil:

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM