Araxá/MG
11h55 23 Outubro 2025

Investigação da PC iniciada em Araxá/MG resulta em megaoperação contra organização criminosa em diversas cidades

Por Priscila Pedroso - TV KZ
PC - Divulgação
Megaoperação realizada em Araxá/MG e em diversas cidades da região, além do estado do Paraná.

Uma megaoperação foi desencadeada na manhã desta quinta-feira (23) pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com o objetivo de desmantelar uma das maiores organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios. A investigação, que teve início em Araxá/MG, culminou na Operação Via Pecuniam, com ações realizadas em diversas cidades da região e em outro estado (veja no final da reportagem o conteúdo em áudio).

Ao todo, foram cumpridos 197 mandados judiciais, sendo 45 de prisões cautelares, 79 de busca e apreensão e 73 de bloqueios de contas bancárias. As ordens foram executadas em Araxá, Uberaba, Tapira, Frutal, Ibirité, Montes Claros, Uberlândia, Ituiutaba e Canápolis, além de Foz do Iguaçu/PR.

De acordo com a PCMG, o grupo criminoso movimentou cerca de R$ 80 milhões, utilizando “testas-de-ferro”, empresas de fachada e fintechs para ocultar os valores obtidos de forma ilícita. A investigação durou aproximadamente dois anos e teve como ponto de partida o município de Araxá, onde os primeiros indícios foram identificados.

A operação contou com a participação do delegado-chefe do 5° Departamento de Polícia Civil em Uberaba, Felipe Colombari, além dos delegados Luís Gustavo, Vinícius Ramalho e Fernanda Pires Passarini, que acompanharam de perto o cumprimento dos mandados e a coordenação das equipes nas cidades envolvidas.

VEJA TAMBÉM