O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) arquivou o inquérito policial que apurava uma denúncia contra o Delegado Regional da Polícia Civil de Araxá/MG, Valter André Biscaro Salviano, que o acusava de divulgar mensagens injuriosas e difamatórias contra membros do Conselho Superior da Polícia Civil. A informação do arquivamento da investigação foi divulgada na última sexta-feira (17).
O delegado Valter André tinha sido transferido da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Araxá para a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). A nota foi divulgada no Diário Oficial de Minas Gerais. Em seu lugar, assumiu interinamente Vitor Hugo Heisler, que já havia atuado como chefe da Delegacia na cidade entre 2018 e 2022.
A denúncia contra o delegado Valter André seria de uma suposta disseminação de mensagens de cunho injurioso e difamatório. Após analisar o caso, o Ministério Público entendeu que não há como imputar a ele um fato definido como crime, já que não havia elementos para propor uma ação penal.
Em fevereiro, o delegado foi alvo de um mandado de busca e apreensão. Seu celular que havia sido apreendido, agora com arquivamento, será devolvido.
A TV KZ fez contato com o delegado Valter André que enviou uma nota falando sobre o caso:
“Tomei conhecimento de que a justiça foi "feita/estabelecida" e que todos os fatos foram apurados, revelados e comprovados, culminando no arquivamento do inquérito policial. Comprovou-se que nenhum crime/ilicitude foi cometido pela minha conduta. Assim que tudo for restabelecido iremos convocar uma coletiva de imprensa para esclarecer tudo que aconteceu. Inclusive sobre o cumprimento vexatório e expositorio do mandado de busca realizado contra mim. Acredito que em poucos dias já faremos isso. Peço que tenham um pouco mais de paciência. A verdade é sempre a verdade, mesmo que demore um pouco para aparecer”.
Questionado sobre o retorno ao cargo de Delegado Regional de Araxá, Valter André afirmou à reportagem que segue como titular da Ciretran. “Permaneço no cargo até que o governo decida sobre os fatos agora comprovada minha inocência”.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.