A Polícia Militar (PM) divulgou o balanço geral das ações desencadeadas nessa segunda-feira (22) em Araxá/MG, durante o lançamento da Operação Filhos de Minas e em mais uma etapa da Operação Natalina. A ação foi realizada com o objetivo de prevenir crimes e reforçar a segurança, especialmente em regiões de grande circulação de pessoas, sendo cumpridos mandados de busca e apreensão.
A mobilização contou com o emprego de militares da 270ª Companhia Tático Móvel, 183ª Companhia PM, 105ª Companhia de Ensino e Treinamento (ET), além do apoio aéreo do helicóptero do 2º BRAVE, que auxiliou as equipes em solo. Diversas viaturas da PM foram utilizadas nas ações, que se concentraram em corredores comerciais, áreas estratégicas e pontos previamente mapeados da cidade.
Durante a operação, os militares realizaram ações em locais apontados pela Polícia Militar como Zonas Quentes de Criminalidade (ZQC), além de ações de combate ao chamado “rolezinho do grau”, prática criminosa realizada em motocicletas que coloca em risco a segurança de pedestres e condutores, como divulgado pela PM. Alunos da 105ª Companhia ET, que participam de cursos de formação e treinamento, também atuaram em abordagens e orientações preventivas.
As operações ocorrem em todo o estado, como parte de uma ação integrada da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), com o objetivo de intensificar o policiamento preventivo e repressivo.
Ao longo das ações, a PM alcançou os seguintes resultados em Araxá:
A movimentação policial, incluindo a presença do helicóptero, chamou a atenção de moradores. Crianças e adultos se aproximaram das equipes, foram recebidos pelos militares e aproveitaram o momento para tirar fotos com os policiais e com o helicóptero.
Segundo a PM, as operações seguem intensificadas em Araxá e em todo o estado, reforçando a presença policial e a sensação de segurança da população.