Começa neste sábado (11) em Campos Altos/MG a primeira Copa Sicoob de Categoria de Base, que contará com a participação de times de várias cidades da região. O troféu a ser disputado receberá o nome de João Rabicho, em homenagem a um dos grandes incentivadores do esporte local. A competição será disputada no Estádio Municipal Quinzinho Nery.
A Copa conta com o patrocínio oficial do Sicoob Crediagro, que tem investido cada vez mais no desenvolvimento do esporte na região. A realização é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte do município, em parceria com a escolinha Piruá Esporte Clube.
As categorias que disputarão a Copa Sicoob são sub-11, sub-13 e sub-16, reunindo jovens talentos do futebol regional. A entrada é franca, e toda a renda do bar será revertida para a escolinha Piruá Esporte Clube, que tem papel fundamental na formação de atletas e cidadãos em Campos Altos.
Além do time da casa, a competição contará com a presença de equipes das cidades de Araxá, Dores do Indaiá, Medeiros, São Gotardo e Ibiá, além do distrito de Guarda dos Ferreiros. A expectativa é que a Copa Sicoob seja um grande sucesso e ajude a fortalecer ainda mais o esporte de base na região.
Saiba quem foi João Rabicho, que dá nome ao troféu da competição:
Segundo o conhecedor da história campos-altense, professor Weber Luiz, João Rabicho foi um grande esportista que dedicou sua vida ao futebol e à formação de jovens atletas em Campos Altos. Ele começou sua carreira nos anos 1950, como zagueiro da Associação Esportiva Nery, equipe semiprofissional patrocinada pelo fazendeiro Alberto Nery, que construiu o Estádio Quinzinho Nery na cidade. Com seu talento em campo, Rabicho rapidamente se destacou como líder da Associação Esportiva Camposaltense, equipe que se tornou uma das mais importantes do Triângulo, Alto Paranaíba e Centro-Oeste de Minas nos anos 1960 e 1970.
Além de seu desempenho como jogador, João Rabicho também se notabilizou como coordenador de uma das mais duradouras escolinhas de futebol da cidade. Ele não apenas treinava as crianças e adolescentes que frequentavam a escolinha, mas também se preocupava com sua formação moral e educacional.
Fora dos campos, Rabicho trabalhou por muitos anos no DNER e era conhecido por sua postura séria, generosa e rigorosa como cidadão. Sua dedicação ao esporte e à formação de jovens atletas em Campos Altos deixou um legado duradouro na cidade. Por todas essas razões, ele será homenageado com o troféu João Rabicho na primeira Copa Sicoob de Categoria de Base.
Durante a apuração da TV KZ sobre um pouco da história de Rabicho, Weber Luiz relembrou a importância de João em sua vida. "Me ensinou muita coisa. Respeito ao próximo, aos mais velhos, trabalho em equipe. Foi um grande professor.", afirmou Weber. Ele também destacou que Rabicho não apenas se preocupava com a formação esportiva dos jovens, mas também com a formação moral, algo que ficou marcado em sua memória. "Ensinou muito a uma geração de jovens daquela época", completou Weber Luiz.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.