Campos Altos/MG
16h02 27 Janeiro 2022

Paróquia iniciará celebrações em comemoração aos 70 anos do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Campos Altos/MG; conheça a história  

Por Priscila Pedroso e Marcelo The Back - TV KZ
Marcelo The Back - TV KZ
Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Campos Altos/MG

A Paróquia Santa Teresinha divulgou na noite dessa quarta-feira (26), que dará início às comemorações dos 70 anos de inauguração do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Campos Altos/MG, com a celebração da missa de abertura no próximo domingo (30), a partir das 15h.  

A criação do Santuário, que hoje é o segundo maior do Brasil dedicado à santa, iniciou com a construção de uma capelinha fundada no dia 12 de outubro de 1952, por Francisco Sebastião Ferreira (Chico Raimundo), em agradecimento de uma graça recebida.   

Segundo a secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, a escolha do local para construção da capela foi em razão de ser um dos pontos mais altos do município, sendo uma sugestão do pároco da época, Padre Rui Nunes Vale, para que Nossa Senhora Aparecida pudesse abençoar toda cidade.  

A partir da primeira construção o Santuário passou a crescer e, na década de 1960, foi construída a igreja revestida com pedras de mármore. A edificação foi erguida pelo zelador do local na época, Mariano Pereira Dias, com o auxílio de outros campos-altenses.

Já em 11 de outubro de 1998 foi inaugurada a atual igreja com capacidade para cerca de mil pessoas. O local foi fundado pelo Padre Jorge Correia que foi reitor do Santuário por anos e escreveu uma longa e bela história na cidade.   

O complexo continuou com a expansão de sua estrutura a partir da implantação de salões, loja, banheiros, lanchonetes, estacionamento e uma área para receber os romeiros no dia 12 de outubro, data de comemoração ao dia da padroeira do Brasil. Em 23 de janeiro de 2010, o Santuário recebeu um grande monumento: a imagem de Nossa Senhora Aparecida com cerca de 17 metros de altura. Mais uma vez pelas mãos de Chico Raimundo, responsável pela doação.  

Padre Adelson José de Souza, atual reitor do Santuário que também já deixou seu nome na história ao construir a área coberta e uma praça de alimentação moderna, contou à reportagem da TV KZ, que até outubro deste ano, onde marca os 70 anos da fundação do local, serão feitas celebrações especiais todos os meses. O padre explicou que a programação ainda será divulgada, mas que neste domingo ocorrerá a missa de abertura contando um pouco da história do Santuário. O pároco disse ainda que devido à pandemia, o local terá capacidade para até 500 pessoas com uso de máscara e mantendo o distanciamento. 

Festa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida 

O Santuário recebe anualmente milhares de fiéis. No dia 12 de outubro é registrado a maior concentração de pessoas no local em razão da festa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Contudo, nos últimos dois anos, 2020 e 2021, a festividade foi cancelada por causa da pandemia de Covid-19.  

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, a festa de Nossa Senhora Aparecida de Campos Altos acontece desde a década de 1970, no Santuário dedicado à santa. Inicialmente a manifestação cultural começou por meio do zelador do local, Mariano Pereira Dias, com celebração de missas, procissão, novenas, participação de devotos campos-altenses e de alguns romeiros de cidades vizinhas. Com decorrer do tempo, tanto o lugar como a festa ficaram conhecidos na região do Alto Paranaíba, Triângulo e Centro-Oeste de Minas por diversas bênçãos concedidas por Nossa Senhora Aparecida a seus devotos e cada ano o número de fiéis aumentava.  Na última edição, realizada em 12 de outubro de 2019, o santuário recebeu cerca de 100 mil romeiros vindos de várias cidades do Brasil.  

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM