Campos Altos/MG
06h14 17 Janeiro 2022

Prefeitura Municipal estuda implantação de Defesa Civil em Campos Altos/MG

Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG
Divulgação
Prefeito de Campos Altos, Paulo Almeida e Sgt BM Alexandre

A Prefeitura Municipal de Campos Altos/MG estuda a implantação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) no município. A possibilidade foi discutida no último sábado (15) no salão de negócios do hotel Savana em Uberlândia/MG, entre o prefeito, Paulo Almeida e o 3º sgt Alexandre do Corpo de Bombeiros Militar. O sgt Alexandre chegou a servir em Campos Altos, mas recentemente foi transferido para Uberlândia. 

Na reunião houve a apresentação, pelo militar, de um plano de ação com o intuito de gerenciar os riscos de desastres naturais ou tecnológicos que por ventura venham a acontecer no município e em seu entorno. Foi apresentado um plano de contingenciamento para gerir os desastres causados por derramamento de produtos perigosos no eixo rodoviário do município, fator de risco uma vez que a nascente do córrego que abastece a cidade, está próxima a um determinado trecho da BR-262. O militar explicou que caso ocorra um acidente desses haverá a possibilidade de toda a nascente ser contaminada, bem como também o solo, vegetação, animais e população humana.

De acordo com o sargento, o projeto foi fruto de um curso que ele fez em Belo Horizonte/MG. Na ocasião como avaliação final, cada um dos participantes realizou trabalhos sobre os municípios mineiros com o intuito de aplicação em todo o estado. “Este projeto visa mais do que tudo, instalar a Defesa Civil em Campos Altos. Órgão gestor de desastres que atuará juntamente com todos os órgãos públicos na intenção de gerenciar os diversos desastres. A intenção é criar a COMPDEC - Conselho Municipal de Defesa Civil, que terá coordenação do executivo municipal e amplo e irrestrito apoio do Corpo de Bombeiros”, disse.

O militar ainda relatou que com a instalação da COMPDEC, será possível mapear todos os riscos que o município possa sofrer ou já sofre. “Um exemplo: incêndios florestais. A partir daí, planejar os planos de ação para atuar na diminuição dos riscos e isso propiciará ao município uma melhor qualidade de vida e principalmente tornará Campos Altos e os municípios vizinhos mais resilientes pois quando acontecer qualquer eventualidade, a normalidade retornará mais rápido. O desejo do Corpo de Bombeiros do Estado, é que todos os órgãos atuem em conjunto para melhorar não só a vida das pessoas, mas como também, a governança das cidades.

O prefeito, Paulo Almeida, disse que já havia um documento, criado na gestão do ex-prefeito Geraldo Barbosa Leão Júnior (Geraldinho Barbosa), com objetivo da criação da Defesa Civil, contudo, o projeto ficou parado desde então.

Segundo apurado pela TV KZ, haverá uma reunião, possivelmente, na última semana de janeiro para apresentação do projeto aos vereadores, judiciário, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, prefeitos das cidades vizinhas e demais autoridades e convidados.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM