Uma forte chuva de granizo atingiu Luz/MG na tarde dessa sexta-feira (31), provocando grandes prejuízos em diversos pontos do município. Conforme apurado pela TV KZ, o fenômeno danificou telhados de residências, quebrou janelas do Centro Administrativo Municipal e de algumas casas, além de atingir veículos, que tiveram latarias amassadas e para-brisas quebrados pelo impacto das pedras de gelo (veja no final da matéria o vídeo com conteúdo em áudio).
Devido à intensidade da chuva, muitas pessoas precisaram sair de suas casas, buscando abrigo em residências de familiares.
O vice-prefeito Dêiber Silva publicou um vídeo nas redes sociais da Prefeitura de Luz informando que o Executivo se uniu à Câmara Municipal, à Polícia Militar, à Defesa Civil e a outros órgãos do município para oferecer apoio às pessoas atingidas (veja o vídeo com o conteúdo em áudio no final da matéria).
A Prefeitura também divulgou os números de contato para pessoas que necessitam de abrigo ou assistência: CRAS (37) 9 9671-1455 e CREAS (37) 9 9671-6377. Segundo o comunicado, o CRAS funcionará neste sábado (1º) para atendimento presencial para as demandas dos afetados.
Ainda conforme apurado pela TV KZ, várias estradas rurais do município ficaram interditadas devido à queda de árvores, dificultando o acesso a comunidades e propriedades agrícolas. A cidade enfrenta diversos problemas após o temporal — um exemplo é que algumas casas de materiais de construção já não têm estoque suficiente para atender à alta demanda por telhas e outros itens utilizados nos reparos. O cenário é de muito prejuízo e transtornos em toda a cidade.
A reportagem da TV KZ também conversou com o vereador Mateus Araújo, que disse estar auxiliando nas ações de apoio, já que a Câmara Municipal também está envolvida nas medidas adotadas após o temporal. Em contato com a Assistência Social, o parlamentar relatou que, neste sábado (1º), está sendo feito um levantamento das pessoas que necessitam de materiais de construção, como telhas e vidros. Mais de 100 pessoas já foram cadastradas. Ele informou ainda que há famílias desabrigadas que estão sendo acolhidas na casa de parentes. Segundo o vereador, já são mais de 20 famílias registradas nesse levantamento inicial. O núcleo de apoio está identificando todas as famílias e pessoas que precisam de materiais de construção e, de acordo com ele, a previsão é que, a partir de segunda-feira (3), comecem as ações para auxiliar na recuperação das casas atingidas. O vereador também destacou que a Assistência Social permanece de plantão desde sexta-feira (31), logo após a chuva, prestando acolhimento e apoio às pessoas afetadas.
Na BR-262, próxima a Luz, também houve registro de granizo. Um motorista gravou um vídeo que circula nas redes sociais mostrando as pedras de gelo. Além do granizo, a região foi atingida por chuva intensa, o que agravou ainda mais as condições de visibilidade e segurança na via.
Imagens também mostram que a chuva de granizo passou pela região de Piumhi/MG, onde motoristas registraram uma serra completamente coberta de branco, dando a impressão de que havia nevado. Contudo, tratava-se de granizo acumulado, um fenômeno raro de se observar na região e que chamou a atenção de moradores e viajantes.