Um galpão de armazenamento de alho pegou fogo na tarde deste sábado (14), em São Gotardo/MG, próximo ao Distrito de Guarda dos Ferreiros. O incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) de Patos de Minas/MG e de Campos Altos/MG, que atuam no combate às chamas.
De acordo com os bombeiros, até o início da noite, por volta das 19h, os militares ainda atuavam no local.
Os bombeiros também contaram com apoio da região, que enviaram caminhões-pipa para auxiliar na operação. Cerca de cinco veículos foram empenhados no local, além das viaturas do Corpo de Bombeiros. Com apoio também de uma retroescavadeira.
Segundo o capitão Ilenildo, do 12º Batalhão de Bombeiros de Patos de Minas, cerca de 12 bombeiros atuaram diretamente na ocorrência. Ele informou que uma das prioridades da equipe foi isolar a área, já que o complexo é de grande dimensão, com o objetivo de evitar que o fogo atingisse outras estruturas e imóveis próximos.
Ainda conforme o oficial, entre as estratégias adotadas estava a redução da temperatura no local e a retirada de materiais sólidos inflamáveis, como grande quantidade de papelão, além do próprio alho armazenado, que poderiam contribuir para a propagação das chamas.
O capitão informou ainda que, por volta das 19h12, o incêndio já estava controlado. Segundo ele, não houve pessoas feridas. As equipes permaneceriam no local devido ao tipo de material atingido pelo fogo, principalmente pela presença de papelão, que poderia favorecer novos incêndios.
As causas do incêndio e os danos ainda deverão ser apurados.