O assistente virtual de inteligência artificial da Nestlé, chamado Theo, apresentou um crescimento significativo de aproximadamente 300% em atendimentos a pequenos e médios produtores de cacau no Brasil.
Disponível por meio do WhatsApp, Theo oferece orientações técnicas sobre práticas sustentáveis no cultivo do cacau, além de informações sobre preço e previsão do tempo. Essas informações representam mais de 50% das interações do chatbot. Desde seu lançamento em 2023, o número de usuários aumentou de 1.862 para 7.172 até abril de 2025.
Theo faz parte do Nestlé Cocoa Plan (NCP), um programa de sustentabilidade da multinacional, e já distribuiu mais de 160 edições do boletim técnico, intitulado “Dicas do Theo”. O conteúdo abrange temas de ESG (Ambiental, Social e Governança) e técnicas de manejo e qualidade no cultivo, com base no Boletim Técnico nº 221, da Ceplac/Mapa.
O programa atende atualmente mais de 6.500 produtores de cacau em estados como Bahia, Pará, Espírito Santo, Tocantins, Rondônia e São Paulo, promovendo práticas que garantem a rastreabilidade da cadeia produtiva do cacau.
Para acessar o conteúdo do Theo, os produtores e interessados devem salvar o número (27) 99901-1960 no WhatsApp e enviar um “Oi”. Assim, eles têm acesso gratuito a informações e entre em uma lista que recebe dicas semanais sobre novidades e tecnologias aplicáveis à cadeia do cacau.