Economia
13h40 05 Agosto 2025
Atualizada em 05/08/2025 às 13h40

Haddad diz que está 'fora de cogitação' ceder à pressão de multinacionais sobre o Pix

Por Lavínia Kaucz, Giordanna Neves e Gabriel de Sousa Fonte: Estadão Conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que está "fora de cogitação" ceder à pressão de multinacionais sobre o Pix. Segundo ele, o Pix está "chamando atenção" de vários países no mundo e tem uma maturidade que "incomoda", mas destacou que é "uma tecnologia soberana brasileira".

"E nós não podemos nem sonhar, nem pensar, nem imaginar em privatizar algo que não tem custo para o cidadão. Não tem custo", reforçou o ministro.

As falas foram feitas na abertura da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, no Palácio Itamaraty.

Haddad também disse que o Brasil tem condições de atrair investimentos para minerais críticos e que o País vai produzir baterias eficientes e painéis solares. "Nós temos que buscar parcerias concretas com benefícios múltiplos e são várias as oportunidades de cooperação que estão na mesa", disse o ministro em relação aos EUA.

E afirmou: "Nós queremos mais parceria e não vamos cair na magia de imaginar que um governo que, com desinformação, já tomou medidas agressivas em relação ao Brasil, essa não é a história da parceria do Brasil com os Estados Unidos."

VEJA TAMBÉM