George R. R. Martin, autor dos livros que inspiraram Game Of Thrones e todo o universo do Mundo de Westeros, comentou que a sua convivência com Ryan Condal passou por problemas ao longo dos anos. De acordo com o escritor, eles não se dão bem, e ele descreveu sua relação com o parceiro como "péssima".
Em entrevista ao Hollywood Reporter, Martin revelou que os atritos com Condal se iniciaram com a 2ª temporada de Casa do Dragão. O autor das Crônicas de Gelo e Fogo contou ao veículo que o catalisador dos desentendimentos foi o fato do criador da série deixar de considerar sua opinião sobre o rumo da série, em especial, a forma como as mudanças feitas na adaptação impactavam pontos importantes da narrativa.
"Contratei o Ryan. Achei que Ryan e eu éramos parceiros. E fomos assim durante toda a primeira temporada," conta. "Eu lia os primeiros rascunhos dos roteiros. Dava sugestões. Ele mudava algumas coisas. Estava funcionando muito bem - pelo menos era o que eu pensava", disse ele.
Quando a 2ª temporada da série se iniciou, Martin explicou que o colega deixou de acatar suas opiniões: "Eu dava sugestões e nada acontecia. Às vezes, ele explicava por que não estava fazendo algo. Outras vezes, ele me dizia: 'Ah, ok, sim, vou pensar nisso'".
Já bastante incomodado com a situação, o artista disse que chegou um momento em que todas as suas observações eram enviadas para a HBO. A emissora, então, encaminhava "as nossas anotações combinadas" para Condal.
O ápice da disputa
A disputa entre George R. R. Martin e Ryan Condal atingiu seu ápice após uma publicação do autor. Martin fez uma postagem em seu blog, no qual falava sobre os problemas entre eles. À pedido da HBO, o escritor acabou por apagar o post.
Segundo o Hollywood Reporter, a partir desse momento, o relacionamento deles piorou. O site ainda afirma que fontes contaram que os dois participaram de uma reunião com executivos da HBO. Condal teria explicado alguns de seus planos para a 3ª temporada de Casa do Dragão, aos quais Martin supostamente não gostou e afirmou: "Esta não é mais a minha história".