A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza, nesta quinta-feira (24), uma operação para desmantelar um esquema de furto de cabos. O grupo criminoso é especializado em roubar materiais de concessionárias de serviços públicos, como empresas de telecomunicações e energia.
O material roubado era vendido em ferros-velhos e metalúrgicas, configurando um esquema interestadual. Segundo a polícia, a organização é bem estruturada e executa furtos em grande escala.
Estão sendo cumpridos 46 mandados de busca e apreensão em endereços associados aos líderes do grupo, localizados no Rio e em São Paulo. As autoridades também solicitaram o bloqueio de R$ 200 milhões e o sequestro de bens e imóveis.
Até as 8h desta quinta-feira, cinco prisões foram efetuadas. A ação é um desdobramento da Operação Caminhos do Cobre, iniciada em 2022, com 22 pessoas já denunciadas. Os cabos furtados eram levados para locais em Queimados, Morro do Fallet e Complexo do Salgueiro, onde passavam por processos para eliminar vestígios de origem antes de serem revendidos, principalmente em São Paulo, com a ajuda de intermediários.