O ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) afirmou nesta terça-feira, 6, que a melhor forma de compensação do projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda será o principal ponto de discussão na Comissão Especial do IR na Câmara. "Ninguém neste plenário será contra a isenção para quem recebe até R$ 5 mil, com progressividade até R$ 7 mil, com justiça tributária, com justiça social", frisou, após ser designado, formalmente, relator do texto. "Nossa vontade é neste 1º semestre seja entregue projeto negociado com Senado", completou.
Lira lembrou de sua "obstinação e busca pelo diálogo" e afirmou que o relatório do texto "não é do relator, mas de todos os parlamentares que contribuem para isso".
O ex-presidente da Câmara destacou que quer dividir, com todos os integrantes da Comissão, o senso de responsabilidade em torno da condução do texto.
O deputado sinalizou que vai combinar, com o presidente da Comissão, Rubens Júnior (PT-MA) e com líderes partidários, para que haja coordenadores de partidos no colegiado, assim como reuniões semanais para "ir ajustando os nãos e as discussões".
Segundo Lira, não há "nada mais justo do que conciliar justiça tributária com responsabilidade social, responsabilidade tributária com responsabilidade fiscal".
Além disso, o ex-presidente da Câmara seguiu a deixa de Rubens e ponderou que a Comissão vai fazer um texto "com dados precisos, estudos viáveis e muito diálogo".