O Pentágono anunciou o corte de laços com a Universidade Harvard, encerrando todos os treinamentos militares, bolsas e programas de certificação mantidos com a instituição. A decisão aprofunda o embate do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a universidade em meio às exigências da Casa Branca por mudanças na gestão e no ambiente acadêmico.
Em comunicado, o secretário de Guerra, Pete Hegseth, afirmou que Harvard "já não atende às necessidades do Departamento da Guerra ou dos serviços militares". Segundo ele, o envio de oficiais à universidade não produziu os resultados esperados. "Por tempo demais, este departamento enviou nossos melhores e mais brilhantes oficiais para Harvard, esperando que a instituição valorizasse nossa classe guerreira. Em vez disso, muitos retornaram com ideologias globalistas e radicais que não fortalecem nossas fileiras de combate", disse.
Em publicação no X, Hegseth acrescentou que "Harvard é woke. O Departamento da Guerra não é". "Woke" é uma expressão empregada por setores conservadores de maneira pejorativa para criticar agendas progressistas.
A partir do ano acadêmico de 2026-27, o Pentágono encerrará programas de educação militar profissional em nível de pós-graduação, além de bolsas e certificados oferecidos em parceria com Harvard. Militares que já estejam matriculados poderão concluir seus cursos. Programas semelhantes em outras universidades serão avaliados nas próximas semanas.
Harvard é alvo central da ofensiva do governo Trump contra universidades de elite. A gestão já cortou bilhões de dólares em verbas federais de pesquisa e tentou impedir a matrícula de estudantes estrangeiros após a rejeição, pela universidade, de demandas governamentais.
A Casa Branca afirma punir a instituição por tolerar viés antijudaico no campus. Harvard diz sofrer retaliação ilegal e obteve decisões favoráveis na Justiça, hoje em fase de recurso. Após sinais de distensão no verão, Trump voltou a endurecer, exigindo US$ 1 bilhão como condição para restaurar o financiamento federal.