O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Sidônio Palmeira, escolheu o jornalista Andre Basbaum como sucessor de Jean Lima no comando da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O novo presidente da empresa pública de comunicação atuava como diretor de integração e jornalismo da Record. Também tem passagens por Band, SBT e TV Globo. Basbaum é formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Basbaum assumirá o comando da EBC após o antecessor ter pedido demissão em carta a Sidônio. Lima presidiu a empresa por quase dois anos. Ele substituiu o ex-presidente Hélio Doyle, demitido após o Estadão revelar, em outubro de 2023, que ele compartilhou um post que chamava apoiadores de Israel de "idiotas".
Em nota, a Secom afirmou que durante a gestão Lima "a EBC alcançou importantes avanços para o fortalecimento da comunicação pública, consolidando a TV Brasil como a quinta emissora em audiência no país".
A EBC é responsável por um amplo ecossistema de comunicação pública. Um dos principais meios da empresa é a TV Brasil, que é vista como um ativo da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para melhor a comunicação e reverter a queda de popularidade.
Até a posse de Basbaum, o presidente interino da EBC será Bráulio Ribeiro, que ocupou diferentes cargos na Empresa, incluindo o de presidente.