Saúde
11h50 22 Fevereiro 2026
Atualizada em 22/02/2026 às 11h50

Municípios fluminenses começam a receber vacina contra a dengue

Por Redação TV KZ Fonte: Agência Brasil

Os 92 municípios fluminenses iniciarão, nesta segunda-feira (23), a distribuição da nova vacina contra a dengue, fabricada pelo Instituto Butantan. A ação será coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). O estado já recebeu 33.364 doses, com 12.500 destinadas à capital.

Grupo prioritário
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, as primeiras unidades do imunizante serão destinadas a profissionais da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (APS/SUS), incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de outros colaboradores das unidades de saúde.

Detalhes da vacinação
O gerente de Imunização da SES, Keli Magno, explicou que a vacina do Instituto Butantan é licenciada para indivíduos de 12 a 59 anos. Para quem tomou a vacina de outro fabricante, é recomendado esperar até 15 anos para a aplicação da nova vacina.

O planejamento da vacinação levará em consideração a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica do estado, que reporta aumento dos sorotipos 1 e 2 da dengue.

Prevenção é fundamental
A SES-RJ alerta sobre a importância de continuar as ações preventivas, especialmente após o Carnaval, devido ao aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Mesmo com os níveis de casos em baixa, a vigilância deve ser constante, considerando a capacidade do vetor de reprodução durante o clima quente e úmido do verão.

Monitoramento e dados
Atualmente, o estado registrou 1.198 casos prováveis e 56 internações por dengue, com 41 casos também suspeitos de chikungunya. Não há registros de casos confirmados de zika no estado.

A SES-RJ disponibiliza dados em tempo real através do sistema MonitoraRJ, permitindo acompanhamento contínuo da situação epidemiológica.

VEJA TAMBÉM