O Ministério da Saúde está investindo na retomada do Dia D Nacional de Vacinação para impulsionar a campanha contra a gripe, com o objetivo de vacinar 90% do público-alvo.
No ano passado, apenas 16 estados participaram da ação, e mais de 23 milhões de pessoas dos grupos prioritários deixaram de se vacinar, resultando em uma cobertura de apenas 55%.
A primeira edição de 2023 está agendada para 10 de maio, um sábado que antecede o Dia das Mães. A iniciativa busca mobilizar o Sistema Único de Saúde em todo o país, com ações de busca ativa para garantir uma melhor cobertura vacinal antes do inverno.
De acordo com o ministro da Saúde, os municípios estão recebendo recursos para diversificar as ações, como a aplicação da vacina em locais com grande circulação e em horários estendidos. Além disso, parcerias com plataformas digitais estão sendo feitas para divulgar as campanhas nas redes sociais.
O ministro também ressaltou a importância de levar a mensagem sobre a vacinação a igrejas e líderes comunitários, enfatizando que vacinar é um ato de salvar vidas.