Campeonato Brasileiro
07h40 25 Maio 2025
Atualizada em 25/05/2025 às 07h40

Em momentos distintos, Grêmio e Bahia medem forças em Porto Alegre

Em clima de contraste, Grêmio e Bahia se enfrentam neste domingo, às 11h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. A partida reúne dois clubes que vivem realidades opostas: enquanto o Bahia tenta se consolidar entre os líderes, o Grêmio luta para sair da incômoda zona de rebaixamento e tenta reencontrar o rumo após nova decepção.

A equipe gaúcha vive dias conturbados. Eliminada da Copa do Brasil pelo CSA, em casa, no meio da semana, ao empatar sem gols. Em Maceió tinha perdido por 3 a 2 para o time que disputa a Série C. Com isso, o time comandado por Mano Menezes ampliou a pressão sobre si próprio e chega à rodada com apenas nove pontos, em 17º lugar.

Na última rodada do Brasileirão, o Grêmio também foi derrotado: 2 a 1 para o São Paulo, no Morumbis. A sequência negativa acende o alerta para um time que ainda busca regularidade e sofre com desfalques importantes.

"É um momento difícil, mas precisamos encarar o próximo jogo como uma oportunidade. Já conversamos com o grupo, sabemos da responsabilidade e vamos buscar uma resposta imediata. Não há tempo para lamentar", afirmou Mano Menezes, que vive um drama pessoal após perder dois enteados recentemente em um acidente de carro.

Além da pressão, o técnico gremista terá de lidar com desfalques importantes. O zagueiro Jemerson está suspenso e pode ser substituído por Viery ou pelo volante Villasanti, que seria improvisado.

No ataque, Braithwaite segue como peça garantida, mas há dúvidas entre Alysson, Pavon, Aravena e Amuzu para as outras vagas. Monsalve, lesionado contra o CSA, está fora. Arezo e Camilo aparecem como alternativas.

Do outro lado, o Bahia chega embalado por uma boa fase. O time comandado por Rogério Ceni goleou o Paysandu por 4 a 0 na Copa do Brasil e garantiu vaga nas oitavas, mantendo a confiança elevada. No Brasileirão, soma 15 pontos e aparece entre os primeiros colocados após vitória sobre o Vitória por 2 a 1, no clássico Ba-Vi da última rodada.

O técnico Rogério Ceni, no entanto, terá desafios para montar o meio-campo. O volante Erick teve confirmada uma lesão no músculo anterior da coxa e está fora. Jean Lucas, por sua vez, cumpre suspensão.

"Erick era importantíssimo para o jogo do Grêmio. Bola aérea, força, intensidade... parecida com a do Jean. Agora teremos que quebrar a cabeça para pensar no que fazer", reconheceu o treinador. As opções são Michel Araújo, Acevedo e Rodrigo Nestor.

Apesar do momento distinto, o histórico entre os dois times é equilibrado, com ligeira vantagem para o Grêmio: 25 vitórias em 61 confrontos, contra 16 triunfos do Bahia e 20 empates. No entanto, o time baiano levou a melhor no último encontro em Porto Alegre, vencendo por 2 a 0 no ano passado.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X BAHIA

GRÊMIO - Tiago Volpi; João Pedro, Viery, Wagner Leonardo e Marlon; Villasanti, Dodi e Camilo; Pavón, Braithwaite e Aravena. Técnico: Mano Menezes.

BAHIA - Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Cauly, Lucho Rodríguez e Erick Pulga. Técnico: Rogério Ceni.

ÁRBITRO - Bruno Arleu de Araújo (RJ).

HORÁRIO - 11h.

LOCAL - Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

VEJA TAMBÉM