Ainda tentando encontrar um ponto de equilíbrio neste início de temporada, o Grêmio enfrenta o Botafogo, nesta quarta-feira (4), às 21h30, na Arena do Grêmio, pela segunda rodada do Brasileirão. Diante de sua torcida, o time de Luís Castro busca a primeira vitória para ganhar confiança e evitar pressão logo nas rodadas iniciais.
O Grêmio tenta se reerguer após um início irregular entre duas competições: o Gauchão e o Brasileiro. Perdeu o clássico Gre-Nal por 4 a 2 para o rival Internacional no Estadual e estreou no Brasileiro com derrota por 2 a 1 para o Fluminense, no Maracanã.
No último fim de semana, empatou por 1 a 1 com o Juventude no Gauchão, confirmando vaga nas quartas de final. Em jogo único vai pegar o Novo Hamburgo, no próximo sábado, em Porto Alegre.
O Botafogo chega mais confiante. Apesar da derrota por 1 a 0 para o Fluminense no clássico pelo Campeonato Carioca, largou bem no Brasileirão ao golear o Cruzeiro por 4 a 0, no Engenhão. Com um início animador, agora quer manter o embalo mesmo fora de casa e se consolidar entre os primeiros colocados da tabela.
O Grêmio poupou seu time titular contra o Juventude e conta com força máxima para buscar seus primeiros pontos no Brasileirão. O lateral-direito Marcos Rocha é o único que atuou contra o Juventude e que deve ser mantido. A grande dúvida está no meio-campo. Titular na primeira rodada do Brasileirão ao lado de Arthur, Dodi encara a concorrência do experiente Cuéllar por uma vaga.
O técnico Luís Castro destacou que o Grêmio entra em campo com o objetivo de vencer para retomar a confiança. O português também comentou sobre o período de descanso entre as duas competições. "Nossa preocupação é a seguinte: entendemos que é fundamental atacar e vencer. Infelizmente, temos apenas três dias de descanso. Mas precisamos nos recuperar e termos todos os jogadores disponíveis", explicou Luís Castro.
O técnico Martín Anselmi deve promover o retorno de atletas que foram preservados e começaram no banco de reservas contra o Fluminense. Entre eles, o goleiro Neto, o lateral-direito Vitinho, o zagueiro Alexander Barboza, o lateral-esquerdo Alex Telles, o volante Danilo, o meia Álvaro Montoro e o centroavante Arthur Cabral.
O defensor Marçal não está à disposição da comissão técnica porque se recupera de um estiramento no joelho direito. Newton está confirmado ao lado de Barboza e Mateo Ponte. Desta forma, Bastos fica como opção, porque está voltando de longo período de inatividade, devido lesão no joelho esquerdo. Mas ele atuou o tempo todo no clássico.
FICHA TÉCNICA
GREMIO X BOTAFOGO
GRÊMIO - Weverton; Marcos Rocha, Wagner Leonardo, Gustavo Martins e Marlon; Dodi, Arthur e Cristaldo; Tetê, Carlos Vinícius e Amuzu. Técnico: Luís Castro.
BOTAFOGO - Neto; Mateo Ponte, Alexander Barboza e Newton; Vitinho, Allan, Danilo e Alex Telles; Santi Rodríguez, Arthur Cabral e Álvaro Montoro. Técnico: Martín Anselmi.
ÁRBITRO - Felipe Fernandes de Lima (MG).
HORÁRIO - 21h30.
LOCAL - Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).