Futebol
08h10 27 Abril 2025
Atualizada em 27/04/2025 às 08h10

Santos aposta em time 'escalado' por Neymar contra Red Bull Bragantino por triunfo no Nacional

Por Toni Assis Fonte: Estadão Conteúdo

Disposto a colocar um fim ao momento de turbulência que vem norteando o futebol do clube, o Santos deve apostar em um time 'indicado' por Neymar para tentar fazer as pazes com a vitória. Assim, neste domingo, às 20h30, diante do Red Bull Bragantino, a equipe da Baixada conta com a força da Vila Belmiro para somar três pontos e deixar a incômoda zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Mesmo fora de combate por força de uma contusão na coxa esquerda, o atacante Neymar acabou ganhando o noticiário para este confronto por um motivo inusitado: divulgou nas redes sociais o time que colocaria em campo caso fosse treinador. E no treino desta sexta-feira, o interino César Sampaio comandou uma atividade repetindo justamente a escalação do atacante.

Pressionado pelo mau início, o treinador interino exigiu bastante de seus comandados aproveitando o fato de o Santos ter a seu favor o mando de campo. Além de ajustes de posicionamento e também correções quanto à movimentação dos atletas, as jogadas de bola parada ganharam atenção especial.

"O Santos vem evoluindo e acho que terminou jogando bem (contra o São Paulo). Vamos trabalhar e bater em cima disso (necessidade de reagir) na competição. O que precisamos corrigir são os momentos de desatenção nas partidas", afirmou o treinador após o clássico.

No esquema que deve ser adotado no Santos, João Schmidt e Diego Pituca ficam encarregados da contenção com Gabriel Verón mais aberto pelo lado direito no lugar de Gabriel Bontempo, que se machucou no treino deste sábado. O argentino Rolheiser divide a armação das jogadas com Verón.

Essa formação, esboçada por Neymar, conta com os atacante Guilherme e Tiquinho Soares na frente. Com o apoio da torcida, a equipe teria um meio-campo forte na marcação e também com criatividade para municiar o setor ofensivo.

Em meio à necessidade de voltar a vencer para iniciar uma escalada na tabela de classificação, César Sampaio conta com três importantes desfalques: Neymar, Soteldo e Barreal. O camisa 10 é quem mais preocupa. Já os dois últimos voltam a ser avaliados na próxima semana com chances de reforçar o time titular.

Nas cinco rodadas disputadas até aqui pelo clube, a equipe santista venceu apenas um compromisso (o Atlético-MG), obteve um empate (Bahia) e sofreu três derrotas (Vasco, Fluminense e São Paulo). Com quatro pontos, a equipe ostenta um aproveitamento de apenas 26%.

Em um momento bem mais tranquilo (o time do interior contabiliza dez pontos), o Bragantino tenta emplacar a sua quarta vitória seguida na competição. O técnico Fernando Seabra deve explorar os avanços dos anfitriões e um ataque veloz deve ser utilizado como resposta à pressão que espera sofrer.

Para o confronto, o goleiro Lucão, titular diante do Cruzeiro, torceu o tornozelo e está fora. Cleiton assume a posição na Vila Belmiro. Fernando, com tendinite no joelho esquerdo e Nathan Mendes (em transição física), também estão fora da partida. Já o atacante Henry Mosquera é dúvida. Poupado do treino desta sexta-feira com dores na coxa direita, ele depende de uma avaliação do departamento médico.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS X RED BULL BRAGANTINO

SANTOS - Gabriel Brazão; Luisão, Zé Ivaldo, Gil e Escobar; João Schmidt, Diego Pituca e Rollheiser; Gabriel Veron, Guilherme e Tiquinho Soares. Técnico: César Sampaio.

RED BULL BRAGANTINO - Cleiton; Andres Hurtado, Pedro Henrique, Guzmán e Juninho Capixaba; Gabriel, Eric Ramires e Jhon Jhon; Lucas Barbosa, Vinicinho (Henry Mosquera) e Eduardo Sasha. Técnico: Fernando Seabra.

ÁRBITRO - Raphael Claus (SP).

HORÁRIO - 20h30.

LOCAL - Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP).

VEJA TAMBÉM

Conflitos
Reino Unido deve reconhecer um Estado Palestino
10h40 21 Setembro 2025
Política
Artistas convocam para atos da esquerda
07h10 21 Setembro 2025