Campeonato Brasileiro
06h40 05 Fevereiro 2026
Atualizada em 05/02/2026 às 06h40

Vasco volta a São Januario diante da Chapecoense atrás de recuperação no Brasileiro

O Vasco entra em campo nesta quinta-feira, às 20h, em São Januário, com a missão de reagir no Brasileirão. Pela segunda rodada, o time carioca enfrenta a Chapecoense tentando conquistar os primeiros pontos após a derrota por 2 a 1 de virada para o Mirassol na estreia no interior paulista.

O resultado negativo aumentou a pressão sobre os jogadores e também sobre o técnico Fernando Diniz, que agora aposta no fator casa para retomar a confiança e reencontrar o caminho das vitórias. A crise se acentuou na última rodada do Carioca, quando o Vasco empatou sem gols com o Madureira, em uma atuação que gerou cobranças da torcida. O técnico foi muito vaiado e chamado de 'burro'.

"Para recuperar a confiança tem que ganhar o jogo. A torcida está no direito de vaiar. De mim eles só vão receber elogios, vaiaram merecidamente. Não é que fizemos uma partida péssima, tivemos bola na trave, pênalti, mas não foi o suficiente. Tínhamos que ter mais inspiração e vencer o jogo", afirmou o treinador, após o duelo contra o Madureira.

Para o confronto contra a Chapecoense, a tendência é de que Diniz utilize praticamente força máxima. A principal dúvida é o lateral Paulo Henrique, que segue em recuperação de uma lesão no pé esquerdo. Caso não reúna condições de jogo, Puma Rodríguez deve assumir a posição.

Além disso, o treinador deve contar com o retorno de jogadores que foram preservados no último compromisso, entre eles o meia Philippe Coutinho.

No setor ofensivo, Brenner pode seguir como titular. Contratado recentemente, ele começou jogando diante do Madureira, ainda sentindo a falta de ritmo. Se a opção for por mudanças, Johan Rojas, que vive bom momento, surge como alternativa.

Do outro lado, a Chapecoense chega embalada. A equipe catarinense estreou com uma vitória expressiva por 4 a 2 sobre o Santos, e tenta manter o bom início para seguir na parte de cima da tabela. Em 2026, incluindo o estadual, o time comandado por Gilmar Dal Pozzo disputou oito partidas, com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Em termos domésticos, a Chape vem de triunfo por 2 a 1 sobre o Criciúma, pelo Campeonato Catarinense, e a tendência é que o treinador repita a base utilizada nesse clássico regional, com no máximo uma ou duas alterações. Entre as novidades, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco e o atacante Garcez foram relacionados após serem apresentados oficialmente no início da semana.

Por outro lado, a Chapecoense não contará com Rafael Thyere, Robert, Neto Pessoa, Bruno Matias e Mancha, todos entregues ao departamento médico. Mesmo assim, o clima é de confiança para o duelo no Rio de Janeiro.

Antes da viagem, o atacante Ítalo destacou a expectativa de atuar em São Januário e revelou admiração por um dos principais nomes do adversário. "Desde novinho assistia aos jogos do Vasco, via a atmosfera que tem em São Januário, o próprio (Phillipe)Coutinho que é uma inspiração para a gente que é mais jovem", disse o jogador.

FICHA TÉCNICA

VASCO X CHAPECOENSE

VASCO - Léo Jardim; Puma Rodríguez, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Barros, Thiago Mendes e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Brenner. Técnico: Fernando Diniz.

CHAPECOENSE - Léo Vieira; Victor Caetano, Doma e João Paulo; Marcos Vinícius, Camilo, Rafael Carvalheira, Giovanni Augusto e Walter Clar; Marcinho e Ítalo. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

HORÁRIO - 20h.

ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (GO).

LOCAL - São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).

VEJA TAMBÉM