Ousmane Dembélé, do PSG, e Aitana Bonmati, do Barcelona, foram eleitos os melhores do mundo pela Fifa na edição 2025 do prêmio The Best, realizado nesta terça-feira, 16, em Doha, no Catar. O resultado foi o mesmo da Bola de Ouro, tradicional premiação da revista France Football, celebrada em setembro.
A seleção da Fifa, que escolhe os melhores em suas respectivas posições, não teve um brasileiro sequer. O mais cotado para ter uma vaga era Raphinha, do Barcelona, mas o ataque foi formado por Lamine Yamal, companheiro do brasileiro no time culé, e Ousmane Dembélé, do Paris Saiint-Germain. Entre as mulheres, também não houve nenhuma representante do Brasil.
A única menção ao Brasil durante a cerimônia foi à atacante Marta, que concorreu ao melhor gol do futebol feminino, premiação que leva seu nome. O Prêmio Marta, contudo, foi entregue à mexicana Lizbeth Ovalle, do Orlando Pride. O Prêmio Puskas, versão da categoria masculina, foi vencido pelo argentino Santiago Montiel, do Independiente.
PREMIAÇÃO MASCULINA
Melhor jogador do mundo: Ousmane Dembélé (PSG/França)
Goleiro: Gianluigi Donnarumma (Manchester City/Itália)
Laterais: Hakimi (PSG/Marrocos) e Nuno Mendes (PSG/Português)
Zagueiros: Pacho Willian (PSG/Equador) e Virgil Van Dikl (Liverpool/Holanda)
Meio-campistas: Vitinha (PSG/Portugal), Jude Bellingham (Real Madrid/Inglaterra), Pedri (Barcelona/Espanha) e Cole Palmer (Chelse/Inglaterra).
Atacantes: Lamine Yamal (Barcelona/Espanha) e Ousmane Dembélé (PSG/França)
Treinador: Luis Enrique (PSG)
Prêmio Puskas: Santiago Montiel (Independiente-ARG)
PREMIAÇÃO FEMININA
Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmati (Barcelona/Espanha)
Goleira: Hannah Hampton (Chelsea/Inglaterra)
Laterais: Lucy Bronze (Chelsea/Inglaterra) e Ona Battle (Barcelona/Espanha)
Zagueiras: Leah Williamson (Arsenal/Inglaterra) e Irene Paredes (Barcelona/Espanhol)
Meio-campista: Aitana Bonmati (Barcelona/Espanha), Patri Guijarro (Barcelona/Espanha) e Cláudia Pina (Barcelona/Espanha)
Atacantes: Mariona Caldentey (Arsenal/Espanha), Alessia Russo (Arsenal/Inglaterra) e Alexia Putellas (Barcelona/Espanha)
Prêmio Marta: Lizbeth Ovalle (Orlando Pride/México)
Treinadora: Sarina Wiegman (Arsenal)