O Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, juntamente com o Governador do Estado, Romeu Zema e outras autoridades, realizaram uma coletiva virtual na tarde dessa quinta-feira (18), para apresentar a situação da Covid-19 e reforçar a importância das medidas para a contenção da doença.
O secretário disse que é o momento de todo o cidadão reavaliar o que tem sido o comportamento durante esta epidemia, devendo sair apenas em caso de necessidade. Respeitando o distanciamento e o isolamento social. Além disso, usar a máscara de proteção ao sair de casa, lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel.
Ainda segundo Amaral, não apenas os casos de Covid-19 têm aumentado no estado, mas também o número de óbitos e de ocupação dos leitos de UTI. Ele ainda afirma que toda medida de combate ao coronavírus que é tomada demora cerca de 15 dias para ter resultados.
O secretário ainda reforça o pedido para não realizar reuniões em casa, como festas, e convoca os mineiros a pensarem seriamente se é preciso sair de casa. “É preciso que todos façam a sua parte para que o estado tenha capacidade de atender a população” disse Carlos Eduardo.
Zema também alertou sobre a situação e reforçou o pedido que vem sendo feito desde o início da pandemia, “mais do que nunca, os mineiros terão que fazer suas partes. Intensifiquem os cuidados com o distanciamento, isolamento social e higienização. Caso contrário, perderemos tudo o que foi construído até o momento”, disse.