Jorge Estevão Machado Correia, de 31 anos, é um jovem natural de Campos Altos que está promovendo a leitura através de um projeto de empréstimo de livros. O projeto, chamado Biblioteca Jorge Machado, foi criado em 2022, após a pandemia de COVID-19.
Jorge conta que sempre teve o hábito de ler e que foi influenciado pela mãe, Eliete Salgado, que é professora aposentada. Ele diz que percebeu que muitas pessoas não têm acesso a livros, seja por falta de dinheiro ou por falta de interesse.
“Eu pensei que precisava compartilhar esse conhecimento com as pessoas”, afirma Jorge. “Às vezes, a pessoa não tem o hábito de ler, não vai comprar um livro e outros às vezes não tem condições de comprar o livro. O livro fica parado e às vezes você emprestando, ela gosta, cria um gosto”.
O projeto funciona da seguinte forma: os interessados podem entrar em contato com Jorge pelo Instagram ou WhatsApp. Jorge leva uma caixa com o livro escolhido pelo leitor para o endereço dele.
O projeto oferece diferentes níveis de recompensas para os leitores. A cada livro lido, o leitor ganha um certificado e, a partir do nível 5, também ganha brindes relacionados ao tema do livro.
Atualmente, o projeto conta com cerca de 15 leitores. Jorge acredita que o projeto é importante para incentivar a leitura e a cultura.
“O conhecimento cultural fica a desejar depois que você sai da escola”, afirma Jorge. “Muita gente quando termina os estudos, deixa de ler e consequentemente de se enriquecer culturalmente e de obter mais conhecimento. Com esse projeto, acredito que muitas pessoas terão a oportunidade de ler”.
Jorge diz que pretende continuar com o projeto e aumentar o número de participantes.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.