Uma mulher, natural e residente de Campos Altos/MG, recebeu uma ligação que quase resultou em um golpe, na última sexta-feira (30). Os criminosos se passaram por representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e informaram à vítima que ela teria direito a um ressarcimento. A campos-altense desconfiou da situação e foi elogiada pelos golpistas.
A vítima contou à reportagem da TV KZ que o criminoso alegou que o reembolso seria devido a cobranças internacionais indevidas por parte de sua operadora de telefonia. A mulher relatou que os golpistas solicitaram que ela realizasse um cadastro, fornecendo informações pessoais e bancárias. No entanto, desconfiada da situação, ela alegou que teria que verificar os números de sua conta bancária e do CPF. Ele então disse que retornaria à ligação posteriormente para completar o cadastro.
Algum tempo depois, os criminosos entraram novamente em contato, insistindo para que a vítima finalizasse o cadastro. Foi nesse momento que eles revelaram uma intenção diferente, relatando ser do banco e alegando que estava realizando um empréstimo nos valores de R$ 11.000 e R$3.000. A mulher percebeu que se tratava de uma tentativa de golpe, recordando-se da ligação anterior pela manhã. Ela manteve a conversa e fingiu estar desinformada.
Ao longo da conversa, a mulher então falou para os criminosos que sabia que se tratava de um golpe e que não passaria informações pessoais. O criminoso confirmou para ela que faz parte de uma quadrilha. "A senhora foi esperta, não concordou com a gente. Nós ganhamos muito dinheiro com golpes", confessou um dos golpistas.
Para evitar cair em golpes por telefone, é importante seguir algumas recomendações:
Desconfie de ligações inesperadas: Não forneça informações pessoais ou financeiras sem ter certeza da legitimidade da ligação. Lembre-se de que empresas e órgãos oficiais geralmente não solicitam dados sensíveis por telefone.
Verifique a identidade do interlocutor: Peça o nome completo e o cargo da pessoa que está ligando. Anote os detalhes e pesquise na internet para verificar se existem relatos de golpes envolvendo essas informações.
Não confie em identificadores de chamadas: Os golpistas podem utilizar tecnologias para falsificar números de telefone, fazendo com que pareça que a ligação é de uma fonte confiável. Portanto, não confie apenas no número que aparece na tela do seu telefone.
Proteja suas informações pessoais: Nunca compartilhe dados como CPF, números de contas bancárias, senhas ou códigos de segurança por telefone, a menos que tenha certeza de que está lidando com uma fonte confiável.
Mantenha-se informado: Esteja ciente dos tipos de golpes mais comuns e das estratégias utilizadas pelos criminosos. Fique atualizado sobre os alertas de segurança divulgados pelas autoridades competentes.
Caso você receba uma ligação suspeita, desligue imediatamente e, se possível, reporte o incidente às autoridades locais ou à sua operadora de telefonia. Ao compartilhar informações sobre esses golpes com amigos e familiares, você ajuda a proteger mais pessoas contra possíveis fraudes.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.