Uma parte de Campos Altos ficou coberta de fumaça por um período na tarde desse domingo (12) após duas queimadas distintas no bairro Boa Esperança. Uma delas atingiu a região Noroeste do bairro, próximo a um sítio utilizado como espaço de eventos. Já a outra queimada foi no Sul do bairro, próximo à passarela que liga ao bairro Camposaltinho. A fumaça chegou a encobrir os bairros Lázaro Leite, Boa Esperança e Nossa Senhora Aparecida por completo e com menos intensidade no Centro e Camposaltinho.
Segundo o Corpo de Bombeiros esse é um período crítico que começa em junho e vai até o final do mês de setembro. De acordo com o tenente coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão dos Bombeiros Militar em Uberaba/MG, 99,1% desses incêndios são causados por ação humana por descuido ou intencionalmente. A legislação trata os dois casos como crime ambiental que pode ser punido com multa ou prisão. A recomendação dos bombeiros é a prevenção por meio da construção de aceiros e evitar a manipulação de fogo ou algo que gere fagulhas próximo ao mato seco.
Em casos de emergência nós solicitamos que acione o serviço de combate através do número 193 e qualquer informação sobre incendiários deve ser passada de forma anônima pelo número 181. O que nós esperamos é conter a quantidade enorme de incêndios", disse o comandante.
Nesta segunda-feira (13), mais um foco de incêndio foi flagrado pela reportagem da TV KZ em Campos Altos, dessa vez no Centro, próximo ao córrego Barreiro e Estádio Quinzinho Nery.