A comunidade campos-altense deu início nos últimos dias a uma campanha com objetivo de arrecadar fundos para tentar equipar a Santa Casa de Misericórdia de Campos Altos/MG com equipamentos que possam ajudar na recuperação de possíveis pacientes, com coronavírus, em estado grave.
Uma imagem com o número da conta está sendo compartilhada pelas redes sociais e tem atraído o interesse de muita gente. O diretor administrativo da Santa Casa, Celso Adriano Faustino, contou à reportagem que a iniciativa, realmente, partiu de algumas pessoas da cidade que não têm ligação com a instituição e afirmou que o Hospital precisa de ajuda.
Perguntado sobre a possibilidade da compra de um respirador mecânico caso consiga os recursos necessários, Celso disse que primeiro existe a necessidade de uma Semi-UTI pois o respirador não funciona sozinho e precisa de outros equipamentos, além de profissionais capacitados para operá-lo.
Lembrando que a Santa Casa de Campos Altos não possui a Semi-UTI e, nem mesmo, nenhum respirador mecânico.
O diretor disse que o Hospital precisa também de um respirador usado em unidades móveis, pois o equipamento é mais barato e necessário para manter pacientes durante uma transferência.
Como estão as contribuições
Celso contou à reportagem da TV ZK que até o momento as contribuições chegam a R$3 mil. Entretanto, se reuniu nessa quarta-feira com a diretoria do Sicoob Crediagro que se prontificou a doar um respirador mecânico fixo.
Problema
Em contato com fornecedores, a Santa Casa foi informada que não há mais respiradores disponíveis e, ainda, há uma extensa fila. “Me disseram que somente a partir de julho deste ano, que o respirador mecânico móvel, pode ser entregue um pouco antes desse prazo”, disse Celso. O diretor ainda disse que amanhã (27) uma empresa vai precisar a data. Conta para doações na imagem abaixo: