Nesta terça-feira (29), faltam exatamente 30 dias para a Black Friday, data que, a cada ano, ganha mais espaço no comércio brasileiro. De acordo com levantamento do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, feito com 200 entrevistados entre 7 e 10 de outubro, os consumidores estão dispostos a gastar cerca de R$ 890 no comércio em 29 de novembro. Celulares, móveis, eletrodomésticos, smart TVs e eletrônicos em geral devem ser as categorias mais procuradas.
Conforme o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a exigência do consumidor aumentou para a Black Friday em função do que aconteceu nos últimos anos na promoção, quando algumas lojas colocaram produtos "pela metade do dobro do preço".
— As pessoas aprenderam a pesquisar com antecedência, e estão certíssimas em fazer isso. E é também por esse motivo que muitas já sabem o que e quanto estão dispostas a gastar na data — analisa.
A economista e professora da escola de Negócios da PUCRS, Izete Bagolin, também alerta que os consumidores devem ter cuidado com ofertas aparentemente tentadoras, mas que nem sempre são vantajosas.
— Não adianta comprar pela metade do preço um celular que já tem versões mais atualizadas, porque o tempo dele de vida útil poderá ser muito menor. O barato vai sair caro — justifica.
Avaliação dos gastos
A sugestão de Izete é que cada consumidor faça uma análise dos próprios gastos e defina o que, realmente, é extremamente necessário comprar no período. A professora também alerta para a aquisição à vista, já que no parcelado os juros — principalmente, em caso de atrasos para o pagamento — poderão comprometer o orçamento.
— É preciso lembrar que, logo depois desta data, já virão o IPTU, o IPVA, a renovação de matrícula na escola e os reajustes de aluguéis e condomínios. Tudo precisa estar previsto numa lista de compras parcelada — destaca a especialista.
Outro dado apontado pela pesquisa do Sindilojas Porto Alegre destaca que 52% dos consumidores pretendem recorrer ao comércio físico durante a promoção. Os que devem comprar pela internet somam 48%.
Quando perguntados sobre o que é melhor, se uma Black Friday ou uma Black Week, 68% responderam a segunda opção, que gostariam de ter uma semana inteira de ofertas.
Dicas para o consumidor
• Evite comprar por impulso. Pesquise antes.
• É proibida a venda casada, quando o vendedor condiciona a venda de um produto ou serviço ao fornecimento de outro.
• Antes de comprar produtos que prometem soluções rápidas, como remédios para emagrecer ou aparelhos para ginástica, verifique a licença do Ministério da Saúde ou o selo do Inmetro.
• A troca é obrigatória quando o produto apresentar defeito.
• Cor ou tamanho não são defeitos e não obrigam o fornecedor a trocar.
• O consumidor deve sempre exigir a nota ou cupom fiscal dos produtos para fazer uso de todos os direitos.
• Guarde os preços atuais dos produtos disponíveis na internet fazendo uma captura da tela para comparar o preço com o aplicado na data da Black Friday
O que fazer quando um produto apresentar defeito?
• O fornecedor tem um prazo de até 30 dias para resolver o problema. Depois deste prazo, o consumidor poderá exigir a substituição do produto por outro igual e novo, a restituição imediata da quantia paga, corrigida monetariamente, sem o prejuízo de eventuais perdas e danos; e o abatimento proporcional do preço.
Como usar o direito de arrependimento?
• É usado para compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por exemplo, aquelas realizadas por meio de catálogo, internet, correspondência, telefone). Até o prazo de sete dias, o consumidor poderá desistir da compra realizada e devolver o produto, recebendo seu dinheiro de volta e as despesas de postagem.