A virada do ano em São Paulo será de calor e pode ter pancadas de chuva, segundo os serviços de meteorologia. A temperatura não será tão alta na capital como nos últimos dias, quando os termômetros chegaram a marcar mais de 37 ºC, mas a máxima pode chegar a 32 ºC nesta quarta-feira, 31, segundo o Climatempo. A possibilidade de chuva é de 88%, podendo chover até 15,1 milímetros. Há risco de temporal.
No litoral de São Paulo, o tempo deve favorecer quem optou por enfrentar os congestionamentos nas estradas para passar o réveillon na praia. A previsão é de predomínio do sol, elevação das temperaturas e aumento da nebulosidade ao longo do dia. Na Baixada Santista e no Litoral Norte, há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas entre a tarde e a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê o fim da onda de calor que elevou as temperaturas em São Paulo e outras capitais do país nos últimos dias, mas alerta para chuvas com maior intensidade. A partir desta quinta-feira, 1.º, uma frente fria avança pelo Sudeste causando chuvas persistentes e ligeira queda na temperatura. O tempo deve permanecer com muita nebulosidade, trazendo instabilidades contínuas por vários dias.
Rio pode chegar a 36 ºC
Neste último dia do ano, outras capitais das regiões Sudeste e Sul também estão sujeitas ao calor e chuvas. No Rio de Janeiro, a temperatura pode chegar a 36 ºC, com chuva rápida à tarde e à noite. Em Belo Horizonte, o calor chega a 33 ºC e também pode chover. Vitória terá máxima de 35 ºC, mas sem chuva.
No Sul, o calor e o risco de chuva mais intensa persiste em Porto Alegre, onde a temperatura chega a 32 ºC. Florianópolis, capital catarinense, vira o ano com temperatura mais amena, em torno de 28 ºC, mas com possibilidade de chuva. No Paraná, Curitiba tem grande chance de virar o ano sob chuva, com calor de 29 ºC.
Nuvens carregadas
De acordo com o Inmet, ainda há risco de tempestades em algumas regiões do Brasil na virada e nos primeiros dias do novo ano. No Estado de São Paulo, a manutenção do ar tropical quente e úmido favorece a formação de nuvens carregadas da tarde para a noite desta quarta-feira e nos próximos dias, com chuvas isoladas, que podem ser fortes e intensas, e ainda temporais localizados, com raios, vendavais e risco de queda de granizo.
Isso pode ocorrer também em outros Estados, como o Rio de Janeiro, a faixa central de Goiás, o centro-sul de Minas Gerais, o Distrito Federal e Estados da Região Norte do país.