A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu proibir a utilização de determinados medidores de glicose que não requerem o uso de agulha. Esses produtos, que prometem medir os níveis de glicose, oxigênio e atividade cardíaca através de um anel, foram considerados pela Anvisa como sem qualquer base científica.
A resolução proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso dos seguintes itens: Anel para Acupressão Glucomax; Glicomax, Glucomax e Glucomax Pro.
Segundo a Anvisa, tais produtos não possuem eficácia comprovada e não estão registrados na agência. Eles estão sendo anunciados em diversas plataformas de e-commerce e redes sociais, utilizando imagens de celebridades para atrair consumidores.
Produtos que não possuem registro ou regularização podem representar riscos sérios à saúde dos usuários. Para garantir a segurança, é fundamental que os consumidores evitem utilizar esses produtos. Denúncias sobre itens irregulares podem ser realizadas à Anvisa, por meio da Ouvidoria ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782).