Futebol
06h20 07 Fevereiro 2026
Atualizada em 07/02/2026 às 06h20

Flamengo tem decisão com Sampaio Corrêa para escapar da queda e buscar vaga no G-4 do Carioca

O péssimo início de temporada do Flamengo, tanto no Carioca, onde utilizou o time sub-20, e também no Brasileirão, com os titulares ainda longe de uma condição técnica e física ideal, deixou o time em xeque. Na prática o rubro-negro precisa vencer o Sampaio Corrêa, neste sábado, às 21 horas, no Maracanã, pela sexta e última rodada da fase classificatória da Taça Guanabara.

É preciso vencer para tentar a presença na segunda fase e também para evitar o vexame de ter que disputar o quadrangular do descenso, que vai reunir os dois piores colocados de cada um dos grupos.

Com apenas quatro pontos em cinco jogos, o rubro-negro ocupa a quinta colocação do Grupo B, com apenas uma vitória e quatro gols negativos de saldo. Por isso, precisa, além da vitória, contar também com a combinação de resultados favoráveis para conseguir vaga no G-4.

Se triunfar, o Flamengo chega a sete pontos, mas ainda depende de outros placares. Para ultrapassar o Nova Iguaçu, com cinco, basta que o time da Baixada Fluminense não vença a Portuguesa, no Luso-Brasileiro. Um empate ou derrota do Nova Iguaçu já colocaria o Flamengo à frente na classificação.

Outra alternativa é torcer por derrotas de Boavista ou Madureira, que já têm sete pontos cada, com saldo negativo de 2 e 1, respectivamente. O Boavista pega o Bangu, em Moça Bonita, e o Madureira joga fora com o Volta Redonda.

Este cenário, com certeza, era inimaginável antes do início do Carioca, quando todos acreditavam que o Flamengo, campeão brasileiro e da Libertadores, passaria fácil por seus rivais no estadual, com um novo regulamento, mais enxuto e com apenas seis jogos na fase inicial.

Some-se a isso, a incrível série de quatro jogos sem vitória do Flamengo, mesmo atuando com seus principais jogadores, que compõe um elenco milionário.

Na sequência, em 11 dias, perdeu por 1 a 0 para o Fluminense no clássico Fla-Flu; foi derrotado pelo São Paulo, por 2 a 1, na estreia do Brasileirão no MorumBis; depois foi superado por 2 a 0 pelo Corinthians na decisão da Supercopa Rei, no Mané Garrincha. Com moral abalado, empatou por 1 a 1 com o Internacional, no Maracanã, diante de 56 mil torcedores pela segunda rodada do Brasileirão, na última quarta-feira.

Os últimos dois dias foram de especulações, explicações e muitas dúvidas. O técnico Filipe Luís segue à frente do elenco, apesar desta inédita 'má fase'. Ele não revelou a escalação para este inesperado jogo decisivo contra um adversário de pouca expressão, mas garantiu força máxima para quem tiver condições de ser escalado.

É possível que Varela entre na lateral no lugar de Emerson Royal e que Léo Ortiz saia para a entrada de Vitão na defesa. A presença do meia Arrascaeta sempre é uma incógnita, ainda mais agora com a opção de Lucas Paquetá. E o ataque pode ter uma formação diferente, porque não faltam ao técnico opções de qualidade.

Ninguém duvida de que o Flamengo, independentemente de sua escalação, é o grande favorito diante do modesto Sampaio Corrêa. O adversário vem de empate por 1 a 1 com o Boavista no clássico de Saquarema. Com sete pontos em cinco jogos, o Tricolor de Saquarema ocupa a quinta posição do Grupo A e quer somar pontos para escapar da zona do quadrangular do rebaixamento e manter viva a esperança de classificação.

O Sampaio Corrêa está invicto há duas partidas. Antes de empatar com o Boavista, venceu o Maricá por 1 a 0. Tem a pior defesa do Grupo A ao lado da Portuguesa, ambos com sete gols sofridos.

O volante Pablo cumpre suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos e deve ser substituído por Martini. Rodrigo Dantas também é opção para o setor. O time segue sob o comando do técnico interino Antônio Carlos Roy, que assumiu o cargo após Alfredo Sampaio pedir liberação e fechar com a Portuguesa.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X SAMPAIO CORRÊA

FLAMENGO - Rossi; Emerson Royal, Vitão, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Jorginho e Lucas Paquetá; Plata, Pedro e Samuel Lino. Técnico: Filipe Luís.

SAMPAIO CORRÊA - Zé Carlos; Lucas, Daniel, Marreta e Guilherme; Martini, Alexandre e Rodrigo Andrade; Octávio, Iacovelli e Luan. Técnico: Antônio Carlos Roy (Interino).

ÁRBITRO - Alex Gomes Stefano (RJ).

HORÁRIO - 21h.

LOCAL - Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

VEJA TAMBÉM